O Papa João Paulo II recordou nesta manhã que o mundo secularizado tem uma dívida com os monges e a Europa necessita da vida monacal para não perder suas raízes cristãs.

“A vida monástica é uma plataforma natural para a compreensão recíproca. Isto é extremamente importante neste momento histórico para que a Europa conserve suas raízes cristianizas", indicou o Papa.

O Santo Padre fez estas declarações ao receber em Castel Gandolfo os participantes do Congresso dos Abades e dos Priores Conventuais da Confederação Beneditina e no encontro da "Communio Internationalis Benedictarum".

O Papa animou os beneditinos a não desanimarem "com osproblemas de nosso tempo" e continuarem “sendo fiéis a sua história”.

“Nosso mundo secularizado é devedor do testemunho de suas comunidades, que põem a Deus no centro. Muitos bispos pedem ter em sua diocese estes espaços vitais de encontro com o Senhor. Mediante a liturgia, o estudo e o trabalho, dêem exemplo de vida cristã plenamente orientada a Deus, respeitosa do ser humano e da criação”, explicou.

Do mesmo modo, assinalou que os beneditinos mantêm “contatos com monges e monjas de outras religiões” e lhes recordou que “se trata de relações significativas, que podem revelar-se fecundas. Vos exorto a aprofundar nas relações ecumênicas com os irmãos e irmãs da Europa oriental”.

O Santo Padre expressou sua alegria porque como “grande Família beneditina estão descobrindo sempre seu patrimônio comum. Sigam em seu caminho osrastros de São Bento e de Santa Escolástica. 'Não antepor nada a Cristo'. Fiéis a esta regra de vida, conhecerão um futuro rico de dons de Deus”.