O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou ontem pela tarde que os fiéis já podem venerar o Beato João Paulo II na capela de São Sebastião, localizada ao lado da escultura da Piedade na Basílica de São Pedro.

O Pe. Lombardi explicou que a cerimônia de traslado foi efetuada logo depois de fechar o acesso ao público à Basílica de São Pedro que venerou o novo Beato a partir do domingo pela tarde.

A cerimônia e procissão de traslado foi presidida pelo Arcipreste da Basílica Vaticano, Cardeal Angelo Comastri. Ao chegar ao altar de São Sebastião, o féretro de madeira com os restos de João Paulo II foi colocado sob o mesmo.

Ali rezaram-se as ladainhas e fez-se a invocação, repetida três vezes, do canto "Beate Ioanne Paule", rezou-se logo a oração própria do novo beato, e teve lugar a incensação.

Continuando, os trabalhadores da fábrica colocaram a grande laje de mármore branco, com a frase: "Beatus Ioannes Paulus PP. II ", que fecha o espaço debaixo do altar. Diversas pessoas presentes repetiram o gesto de beijar devotamente a laje.

Também participaram os cardeais Angelo Sodano, Decano do Sacro Colégio, Tarcisio Bertone, Secretário de estado, Angelo Amato, Giovanni Coppa, Giovanni Lajolo, Giovanni Battista Re, Leonardo Sandri e os cardeais Franciszek Macharski e Stanislaw Dziwisz, sucessores do cardeal Wojtyla na Sede de Cracóvia (Polônia); os arcebispos Fernando Filoni, Dominique Mamberti e Mieczyslaw Mokrzycki, ex-secretário pessoal de João Paulo II.

Também assistiu o postulador, Dom Slawomir Oder e algumas religiosas do apartamento pontifício. A breve cerimônia terminou às 7:45 p.m.

A partir de hoje os fiéis já podem venerar o Beato na capela de São Sebastião.