O governador da província de Kirkuk, o curdo Necmettin Karim, declarou que o próximo dia 25 de dezembro, Festa do Natal, será feriado para expressar publicamente a solidariedade das instituições e de toda a sociedade com os cristãos, que há meses são perseguidos pelos extremistas do Estado Islâmico (ISIS).

Conforme informou a agência Fides, em um comunicado se indicou que nesse dia as instituições públicas, inclusive as escolas, terão um dia de descanso. A decisão foi divulgada no domingo passado durante a visita do Patriarca caldeu, Dom Louis Sako, ao governador, junto com o Arcebispo caldeu de Kirkuk, Dom Yousif Thoma Mirkis.

Durante o encontro, o Patriarca e o governador dialogaram sobre o conflito vivido pelo país e a situação de emergência que vivem os milhares de refugiados, especialmente os cristãos e yazidis. Necmettin elogiou o trabalho realizado por Dom Sako e pela Igreja para preservar e fortalecer a convivência entre os diferentes grupos étnicos e religiosos existentes no Iraque.