Três pastores evangélicos e um colaborador que já tinham arquivado a possibilidade de sofrer a pena de morte, foram condenados a seis anos da prisão por uma corte iraniana por causa de sua fé cristã.

Os pastores Behnam Irani, Matthias Haghnejad e Silas Rabani, foram condenados a cumprir a pena nas prisões de Zabol, onde foi destinado o primeiro, e na Ilha de Minab, onde deveriam ser enviados os outros dois.

Os três condenados anunciaram que recorrerão contra a sentença. Irani já havia sofrido uma precedente condenação em 2011 por “ação contra o Estado” e “ação contra a ordem”.

Andy Dipper, Diretor operacional da ONG Christian Solidarity Worldwide (CSW), expressou forte preocupação pelas sentenças contra os três cristãos e pelo fato que os condenados serão obrigados a cumprir suas penas distante de suas famílias e de suas cidades.

“Solicitamos ao governo iraniano”, lê-se em um comunicado da CSW enviado à agência vaticana Fides, “a libertar rapidamente todas as pessoas detidas por causa de sua fé. Sua prisão é contrária às convenções internacionais que garantem liberdade de religião e de crença, das quais o Irã participa”.