O Arcebispo de Westminster e Presidente da Conferência de Bispos Católicos da Inglaterra e Gales (CBCEW), Dom Vincent Nichols, anunciou que cessariam as celebrações de Missas “para homossexuais” no bairro do Soho, em Londres, e explicou a importância de diferenciar “a atenção pastoral a um grupo particular da celebração regular da Missa”.

Desde a Quaresma deste ano, a igreja de Nossa Senhora da Assunção estará à disposição do trabalho pastoral do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, criado pelo Papa Bento XVI para acolher na plena comunhão da Igreja Católica ex-anglicanos.

Em um comunicado publicado neste 2 de janeiro no site da Arquidiocese de Westminster, Dom Nichols sublinhou que “logo depois de seis anos de trabalho pastoral (com pessoas com atração pelo mesmo sexo) na igreja de Nossa Senhora da Assunção, chegou o tempo para uma nova etapa”.

O Arcebispo assinalou que duas considerações foram tomadas em conta para esta decisão. A primeira delas foi que a missão original desta disposição pastoral era ajudar “a que as pessoas com atração pelo mesmo sexo entrem mais na vida da Igreja, especialmente dentro das estruturas paroquiais existentes”.

“A segunda é a importância de reconhecer que há uma distinção que deve ser feita entre o trabalho pastoral para um grupo particular e a celebração regular da Missa”, disse.

Dom Nichols sublinhou que a Missa “sempre conservará seu caráter essencial como a oração mais elevada de toda a Igreja”.

“Este caráter ‘universal’ da Missa deve ser nutrido e claramente expresso na forma de cada celebração”, assinalou.

O Arcebispo inglês assinalou que apesar das mudanças sociais e na legislação civil sobre a situação dos casais com atração pelo mesmo sexo, “os princípios da atenção pastoral que oferece a Igreja e o ensinamento da Igreja em matéria de moral sexual não mudaram”.

“A doutrina moral da Igreja é que o uso adequado de nossas faculdades sexuais tem lugar dentro do matrimônio, entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e fomento de uma nova vida humana”, explicou.

Dom Nichols indicou que “isto significa que muitos tipos de atividades sexuais, incluindo a atividade sexual do mesmo sexo, não são consistentes com o ensinamento da Igreja”.

“Nenhum indivíduo, bispo, sacerdote ou leigo, está na posição de mudar este ensinamento da Igreja, que nós sustentamos que foi dado por Deus”, disse.

O Arcebispo de Westminster assinalou que pediu ao grupo que apoiou na celebração das Missas que enfoque seus esforços para prover atenção pastoral, de acordoà doutrina da Igreja, para as pessoas com atração pelo mesmo sexo.

“Este trabalho pastoral incluirá apoio para o crescimento em virtude e santidade, o fomento da amizade e de contatos de uma comunidade mais ampla, sempre com o objetivo de que as pessoas se integrem completamente à vida da Igreja, em suas comunidades paroquiais locais”, indicou.

A igreja de Nossa Senhora da Assunção, anunciou também Dom Nichols, “estará dedicada à vida do Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, para seus grupos no centro de Londres”.

“Espero que o uso desta formosa igreja, na que o jovem John Henry Newman assistiu pela primeira vez a Missa, permita aos católicos no Ordinariato prosperar e oferecer a outros os dons particulares do Ordinariato”, expressou.

Dom Nichols indicou que estas mudanças serão efetivas “a partir da Quaresma de 2013”.