A histórica Catedral de Malabo (Guiné Equatorial), com mais de cem anos, foi afetada, em 16 de janeiro, por um incêndio que destruiu parte de sua estrutura.

A catedral, cuja construção começou em 1897 e concluiu em 1976, é obra de Luis Sagarra, com a supervisão do arquiteto espanhol Antoni Gaudí.

Segundo as autoridades, o incêndio causou sérios danos materiais no interior do templo e o teto desabou.

A causa do incêndio ainda não é conhecida, mas poderia ter relação com os trabalhos de restauração na igreja, que estava fechada desde 7 de janeiro.

A catedral foi construída com doações de fiéis, empresas comerciais e do governo da Espanha, pois, naquele tempo, esse território estava sob o domínio colonial espanhol, sendo desde sua independência, em 1968, o único país de língua espanhola na África Subsaariana.

O estilo do templo é neogótico, que destaca sua imponente fachada com uma porta arqueada, ladeada por duas torres sineiras de 40 metros de altura e seu corpo de três naves.

A Embaixada da Espanha em Malabo lamentou "o terrível incêndio que atingiu a Catedral de Malabo, monumento emblemático da capital da Guiné Equatorial", e expressou sua solidariedade à população.

Por sua vez, a Embaixada da França expressou no Twitter que o incêndio da catedral "lembra-nos cruelmente aquele que atingiu Notre Dame em abril passado" em Paris.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: