Uma igreja histórica com mais de 120 anos foi destruída por um incêndio, na segunda-feira, 29 de julho, na Diocese de Austin, Texas (Estados Unidos), causando a dor da pequena comunidade de 244 famílias.

Trata-se da igreja de madeira da Visitação, que desde o final do século XIX servia aos fiéis do sudoeste do Condado de Falls, muitos deles imigrantes da região alemã de Westfalia. Diz-se que seus mais de 20 vitrais provinham desta região da Europa.

Em sua conta no Facebook, a Diocese de Austin transmitiu a dor do Bispo local, Dom Joe S. Vásquez. "Fico triste pelo povo de Westfalia que sofreu essa tremenda perda", expressou o Prelado, que agradeceu "a todos os bombeiros e departamentos que responderam ao incêndio".

A Diocese indicou que a paróquia foi fundada em 1893 e que não foram registrados feridos.

Dom Vásquez visitou o local e, de acordo com a imprensa, apesar da dor, mostrou-se otimista em poder reconstruir o edifício.

“Acho que sim, temos que reconstruir. Com a grande tradição deste lugar, há muitas coisas que não podemos abandonar", disse.

“Este é um lugar que significa muito para o povo. As pessoas trouxeram seus filhos para serem batizados aqui. Casaram-se aqui. Celebraram os sacramentos aqui. Foram enterrados por esta igreja. Há um grande amor e tradição nesta igreja”, indicou.

Confira também: