Aproximadamente 30 mil pessoas provenientes de diversas paróquias se reuniram durante este fim de semana na “gua Maria” (gruta de Maria) localizada em Ambarawa, na Indonésia, para participar da bênção da imagem mais alta da Mãe de Deus no mundo, no Sábado, Festa da Assunção de Maria. A escultura tem 42 metros de altura; em “parâmetros” brasileiros, ela é 4 metros mais alta que o Cristo Redentor.

Segundo o site Sesawi.net, durante a Missa na qual foi abençoada a imagem estiveram presentes sete bispos e 15 sacerdotes da arquidiocese de Samarang.

No final da Eucaristia, o Arcebispo local, Dom Johannes Maria Trilaksyanta Pujasumarta subiu em um guindaste para abençoar a imensa estátua.

A imagem foi feita por três escultores locais, conhecidos por elaborar diversas imagens religiosas na Indonésia, os irmãos Kuncoro, Adi Nugroho e Agung Hartanto.

Uma semana antes da inauguração da maior imagem mariana do mundo, como uma forma de preparação, houve um encontro inter-religioso com diversos líderes muçulmanos.

Na Indonésia existem mais de 255 milhões de habitantes, pais no qual a grande maioria é de muçulmanos. Os católicos são aproximadamente 3% do total da população (cerca de 7,5 milhões de fiéis).