Em 1959, quando tinha 72 anos, São Pio de Pietrelcina estava abatido por uma doença quando a imagem de Nossa Senhora de Fátima passou  por San Giovanni Rotondo e ele recebeu a graça da cura; agora, a imagem peregrina voltará a esta cidade, a fim de expressar a ligação entre o santo dos estigmas e Virgem.

Conforme informou o Santuário de Fátima, a imagem número 1 da Virgem Peregrina de Fátima visitará San Giovanni Rotondo de 15 a 27 de novembro, onde se encontrará com os restos mortais de Padre Pio.

“A ida desta imagem até Itália faz-se num contexto absolutamente excepcional e que se prende com a forte ligação existente entre o Padre Pio e Fátima”, assinala o Santuário mariano de Portugal.

A peregrinação da imagem da Virgem de Fátima contará com a presença do Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni. Ele presidirá a Missa no dia 19 de novembro, às 10h, na igreja de São Pio de Pietrelcina, construída em 2004 e onde se encontram os restos mortais do santo.

Durante a peregrinação, também será meditado o Rosário e será feita a consagração do Santuário ao Coração Imaculado de Maria, no dia 17 de novembro, festa de Santa Isabel da Hungria, padroeira da Ordem Franciscana Secular.

Também participará da peregrinação o Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, que presidirá a celebração Eucarística no dia 26 de novembro, na igreja de Santa Maria das Graças. Para esta ocasião, uma relíquia do corpo de Padre Pio será translada até este templo.

Padre Pio e a Virgem de Fátima

São Pio de Pietrelcina foi gravemente acometido por uma pleurisia, em 1959, chegando a ficar de cama. Mas, em agosto daquele ano, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou à Itália para percorrer algumas localidades.

Por coincidência, o helicóptero que levava a imagem precisou fazer uma escala em San Giovanni Rotondo. Padre Pio pôde estar diante da imagem da Virgem e, quando esta já seguiria para outro destino, viu o helicóptero da janela de seu quarto, acenou e pediu a intercessão de Nossa Senhora pela sua melhora de saúde, o que de fato ocorreu.

Imagem peregrina

As imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima percorrem o mundo todo levando consolo, esperança e fé a tantos cristãos. A imagem número 1 da Virgem Peregrina do Rosário de Fátima foi feita segundo indicações de Irmã Lúcia, oferecida pelo Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947.

A partir dessa data, percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

Segundo o site oficial do Santuário de Fátima, o começo dessas peregrinações remete ao ano de 1945, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim sugeriu que uma imagem de Virgem percorresse as capitais e sedes episcopais da Europa, até a fronteira com a Rússia.

Em abril de 1946, essa ideia foi retomada por um representante de Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina. No ano seguinte, na data de sua coroação, teve início a primeira peregrinação.

Mais de meio século depois, após percorrer 64 países de vários continentes, a Reitoria do Santuário de Fátima decidiu que aquela imagem só deveria sair novamente por circunstâncias extraordinárias e, em maio de 2000, foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz.

Mais tarde, em 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a imagem peregrina foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada em uma coluna junto ao altar-mor.

Esta imagem voltou a sair do santuário para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal, de 12 de maio de 2014 a 2 de fevereiro de 2015, e depois a todas as dioceses portuguesas, de 13 de maio de 2015 a 13 de maio de 2016.

Confira também:

Mais em