A Coreia do Sul e Angola receberam nos últimos meses imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima, que proporcionaram à população uma forte experiência de fé, atraindo milhares de pessoas aos sacramentos da Eucaristia e Reconciliação.

Na Coreia do Sul, a imagem peregrina da Virgem de Fátima percorreu 14 dioceses entre agosto e outubro, em uma visita descrita pelo Santuário de Fátima como algo “sem precedentes”, que atraiu cerca de 55.500 peregrinos durante 50 dias.

O país já tinha recebido uma imagem da Virgem de Fátima em 1978, quando ocorreu a peregrinação em torno do mundo.

Desta vez, a imagem foi acolhida entre 22 e 30 de agosto no Santuário da Paz de Fátima, localizado perto da fronteira com a Coreia do Norte. Durante esses dias, foi realizada uma novena pela paz no país.

O encerramento desta peregrinação aconteceu em Busan, no dia 13 de outubro, no marco do centenário da última aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, em 1917, quando ocorreu o conhecido “milagre do sol”.

O Bispo auxiliar de Busan, Dom Sam Seok, presidiu a Missa no Ginásio Gangseo, da qual participaram aproximadamente 7 mil pessoas, representantes de todas as dioceses do país.

Neste mesmo dia, outra imagem de Nossa Senhora de Fátima chegou a Luanda, em Angola, quase 70 anos depois da última visita da Virgem Peregrina ao país.

A imagem de Fátima chegou a Angola após um convite dos frades capuchinhos, aos qual se somou a mobilização de toda a Igreja local, inclusive de outros países, como a Namíbia.

De acordo com o porta-voz da congregação, durante a permanência da imagem da Virgem Peregrina, cerca de 20 mil pessoas celebraram o sacramento da reconciliação.

Além disso, um dos pontos altos de todas as celebrações foi a procissão das velas, no dia 21 de outubro, que percorreu as principais ruas de Luanda, em um percurso que demorou mais de cinco horas.

Ambas as imagens já se encontram de volta ao Santuário de Fátima, em Portugal.

Segundo o Santuário de Fátima, “atualmente existem 13 imagens da Virgem Peregrina que, quando saem, levam consigo uma mensagem de paz e amor”.

Confira também: