A Pastoral Zona Sul, em conjunto com a Pastoral da Esperança Jovem e o Controle Nacional de Entorpecentes (Conace) criaram um Manual de Prevenção de Drogas no Chile, pioneiro em abordar o tema do ponto de vista pastoral.

O manual, trabalhado para evitar que mais pessoas sejam vítimas das drogas, contém a experiência de 27 grupos que trabalham no tema que e oferece material para a reflexão pessoal e comunitária. Do mesmo modo, anima ao compromisso por mudar o estilo de vida por um mais saudável e integral.

A diretora do Conace, María Teresa Chadwick, destacou o trabalho realizado e espera que a experiência da Equipe Pastoral de Prevenção (Proppad) possa ser compartilhada por toda a arquidiocese, outros bispados e outros países latino-americanos.

Para o Padre Cristián Precht, Vigário da Zona Sul, o valor do Manual está em que entrega uma aposta pastoral para a prevenção, “um olhar positivo e propositivo”, transversal a todo o trabalho que realiza a Igreja e ao profuso contato dos agentes pastorais com noivos, jovens, crianças e adultos. “Interessa-nos a vida plena das pessoas”, acrescentou.

Mario Hormazábal, coordenador da equipe de prevenção de drogas da Zona Sul, explica que o olhar do Manual está dado por uma antropologia cristã, na qual Jesus é um exemplo de vida.