O Arcebispo de Manila, Cardeal Gaudencio Rosales, e o Presidente da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas, Arcebispo Ángel Lagdameo, coincidiram em que a sentença de cadeia perpétua imposta esta quarta-feira ao ex-presidente filipino Joseph Estrada por corrupção é uma advertência para todos os funcionários públicos.

O veredicto deveria ser "um aviso constante para as pessoas eleitas ou designadas para servir um mandato", disse a Cardeal Roseiras, quem acrescentou que "a moral nisto é 'ser moral'".

O Arcebispo de Manila indicou deste modo que deveria respeitar a lei e que o processo de apelação deveria celebrar-se "em lugar de resolver o assunto nas ruas ou em outro lugar".

Por sua parte, Dom Lagdameo declarou que o organismo episcopal interpreta a decisão do Tribunal Anticorrupção como "um momento para o arrependimento e a mudança, que afeta não só à pessoa de Estrada mas também a muitos outros no Governo. Trata-se de uma advertência".

O Tribunal impôs a Estrada, deposto do cargo presidencial em janeiro de 2001, 40 anos de cárcere por duas acusações de corrupção. Deste modo ordenou devolver ao Estado 86 milhões de dólares.