A controversa peça de teatro que apresenta Jesus violando uma mulher muçulmana foi condenada pela Igreja na Croácia, que instou os responsáveis a tomarem medidas, porque “ofende Deus, o homem e a nação”.

A peça intitulada “Nossa violência e sua violência” foi escrita pelo croata Oliver Frljic, que há algumas semanas dirigiu na Polônia um espetáculo teatral que mostra com uma imagem de São João Paulo II.

Através de um comunicado, a Arquidiocese de Split (Croácia) condenou a nova obra blasfema de Frljic que usa como contexto a atual crise de refugiados que chegam à Europa, do Oriente Médio e do Norte da África.

“Instamos a todos os responsáveis (...) a tomar medidas para que (a obra) não ofenda as pessoas nem humilhe a cultura”, assinalou a Arquidiocese no texto dirigido ao Ministro de Cultura, às autoridades em Split e ao teatro da cidade.

Advertiram que peça de Frljic “ofende Deus, o homem e a nação” e “provocou uma condenação local e internacional”.

A peça blasfema é apresentada durante o Festival Marulic, dedicado à memória do poeta do renascimento croata, defensor do humanismo cristão e cujas obras foram influenciadas pela Bíblia.

Nesse sentido, a Arquidiocese advertiu que a apresentação do espetáculo de Frljic é uma ofensa à memória de Marulic.

Confira também: