O Arcebispo de Mérida (Venezuela), Dom Baltazar Porras Cardoso, exortou à população a orar pelo descanso de Hugo Chávez e recordou que a Igreja o acompanhou nos momentos mais difíceis, como quando correu perigo de vida durante a breve tentativa de golpe de Estado em abril de 2002.

"Nos momentos mais difíceis de sua existência, quando foi submetido à prisão, e nos acontecimentos de abril 2002, teve a proximidade de vários bispos para garantir-lhe a vida, em circunstâncias nada fáceis. A caridade sacerdotal esteve por cima de qualquer discrepância ou diferença", afirmou o Prelado em mensagem enviada nesta quarta-feira ao grupo ACI.

Dom Porras reiterou o pesar dos bispos pela morte do mandatário venezuelano e assegurou "uma piedosa oração pelo eterno descanso em Deus do Cidadão Presidente".

"Convidamos a todo o povo fiel da Venezuela a elevar nos próximos dias orações por seu eterno descanso, pelo consolo e fortaleza espiritual dos seus. A morte é um momento privilegiado para o perdão e a reconciliação. Temos a obrigação de seguir adiante dando razão da fé que recebemos do batismo", indicou.

Por isso, exortou a "que estes dias de duelo sirvam para procurar caminhos de entendimento e de paz para todos, de superação de todo ódio ou divisão, para que sejamos construtores da pátria bonita que todos desejamos. Será a melhor comemoração em sua memória".

"Descanse em paz, Hugo Rafael Chávez Frías. Que venham em sua ajuda os Santos de Deus; e saiam ao seu encontro os anjos do Senhor", finalizou.