O Bispo de San Sebastián, Dom Juan María Uriarte Goiricelaya, presidiu nesta terça-feira no Seminário Diocesano de Donostia (País Basco) o ato oficial de abertura da causa de beatificação e canonização do Padre José María Arizmendiarrieta (1915-1976), sacerdote que inspirou o movimento cooperativista de Mondragón (Guipúzcoa).

A cerimônia, à qual assistiram os discípulos e impulsores da causa, José María Ormaetxea e Alfonso Gorroñogoitia, o Prelado nomeou os integrantes do Tribunal Eclesiástico encarregado da instrução do processo.

Com este ato, o Pe. Arizmendiarrieta, que fora ajudante da paróquia de São João Batista de Mondragón durante 35 anos, será o primeiro sacerdote da diocese de São Sebastião a que se abre um processo de beatificação e canonização.

Segundo Ormaetxea, a causa de Arizmendiarrieta surgiu como resposta "aos pedidos e sugestões de vários de seus condiscípulos, de artigos escritos por pessoas que o conheceram e por nossas próprias convicções cristãs". O testemunho de quem o conheceu em profundidade assim como o discernimento de Dom Uriarte "fizeram que se solicitasse, e se obtivera, o preceptivo nihil obstat da Congregação para a Causa dos Santos", afirmou.

O tribunal está conformado pelos sacerdotes Pedro María Garín, Juan María Etxebarria e José Antonio Osteriz, além da religiosa Carmen Pérez.

Visionário

José María Arizmendiarrieta Madariaga nasceu em 1915 em Marquina, província de Vizcaya. Em 1940 foi ordenado sacerdote. Quatro anos mais tarde foi nomeado coadjutor da paróquia São João de Mondragón. Ali impulsionou a criação da Escola Profissional de Mondragón, hoje Mondragón Eskola Politeknikoa.

Em 1956, alguns alunos daquela escola estabeleceram uma fábrica de fornos e fogões de petróleo, em nossos dias, Fagor Eletrodomésticos. Esta foi a semente do que atualmente é Mondragón Corporação Cooperativa (MCC), uma multinacional com 70 mil trabalhadores que agrupa diversas empresas e que vende produtos por valor de mais de nove bilhões de euros anuais. Em definitiva, a primeira corporação empresarial do País Basco, a sétima da Espanha e uma das primeiras de caráter cooperativo do mundo.

O Pe. Arizmendiarrieta faleceu de câncer em Arraste, em 29 de novembro de 1976.