Enquanto participavam de um momento de adoração na manhã de quinta-feira, 16 de novembro, fiéis foram surpreendidos quando um homem invadiu a igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, em Itanhém (BA), destruiu imagens de santos e quase atingiu o Santíssimo.

Segundo relatado na página Pascom Itanhém, no Facebook, o caso aconteceu por volta das 7h35, quando o homem entrou no templo. Entre o grupo de pessoas que estavam em oração, a maioria eram “senhoras de idade”.

O pároco, Padre Valdir Vitorino, contou ao portal G1, tudo indica que o homem tem “distúrbios”. Ao entrar na igreja, narrou, o sujeito “vai diretamente ao presbitério e derruba as imagens dos anjos adoradores que estavam sob o altar, onde também encontrava-se o ostensório, que caiu”.

Ainda segundo a página da Paróquia no Facebook, o ostensório só não chegou a cair no chão, “porque uma das fiéis chamada Eudocha Esteves conseguiu a tempo evitar”.

Além disso, as velas que estavam sobre o altar tombaram e chegou a queimar uma toalha, mas “o fogo foi contido sem danificar o altar”.

Logo em seguida, o homem saiu pela porta principal da igreja. O caso foi registrado em boletim de ocorrência na delegacia de Itanhém, “o indivíduo foi reconhecido e ainda na manhã entre as 11h20 o mesmo foi capturado”.

Na rede social, a Paróquia lamentou que “a profanação ao sagrado é algo que acontece na Igreja Católica espalhada pelo mundo inteiro”.

Também agradeceu “a Deus por nada ter acontecido a Eudocha Esteves e nem às suas companheiras de oração”.

A Adoração ao Santíssimo Sacramento acontece todas as quintas-feiras na Paróquia de Nossa Senhora D’Ajuda, das 5h às 19h, sendo encerrada com a Santa Missa.

Confira também: