O dia de Halloween passou, mas para os católicos o que importa mesmo é a festa celebrada neste 1º de novembro pela Igreja, a Solenidade de Todos os Santos. Pensando nisso, um grupo na Arquidiocese de Porto Alegre promove um evento a fim de transmitir a mensagem de que “a santidade vence”, é o Holywins, “um trocadilho com a mesma expressão em inglês”.

O Holywins Brasil acontecerá no próximo sábado, 4 de novembro, tendo como tema “Maria, Porta do Céu”, no Santuário Nossa Senhora de Fátima e no Instituto de Educação São Francisco, a partir das 14h.

Neste ano, o evento completa 15 anos e, mesmo tendo um perfil jovem, reúne públicos de diversas idades.

A ideia inicial partiu de um evento de mesmo nome realizado na Arquidiocese de Paris. Segundo Patrícia Teixeira, uma das pessoas que trouxeram o projeto para o Brasil, na capital francesa, “jovens católicos se reuniam numa noite de vigília para fazer adoração ao Santíssimo Sacramento, com sacerdotes disponíveis para atender confissões, espaço para pregações e shows de músicos cristãos”. 

“Em meio à cultura do Halloween que se propagava, os jovens queriam oferecer uma festa cristã que recordasse os valores e a esperança na vida eterna”, contou.

Tal proposta atraiu um grupo no Brasil que decidiu reproduzir o evento em Porto Alegre, “movimentando a Arquidiocese em torno da Solenidade de Todos os Santos”. Assim, perceberam “que a Igreja já tem sua celebração e que precisariam auxiliar na propagação da consciência da santidade”.

“No Brasil, a cultura importada e com forte apelo comercial do Halloween ganha cada vez mais força e se impõe. O Holywins é alternativa de festa cristã sobre valores como a esperança na vida eterna e a ressurreição”, explicou.

Nesse sentido, há 15 anos, o Holywins Brasil acontece com o objetivo de “relembrar aos cristãos católicos o seu chamado à vivência da santidade no dia a dia, com o olhar de esperança na ressurreição”.

Busca levar as pessoas a ter “plena confiança em Nosso Senhor que nos dá a certeza da ressurreição” e a confiar que “caminhar aqui na terra conforme os seus ensinamentos é mais importante do que qualquer outra coisa”.

De acordo com Patrícia Teixeira, o Holywins “recorda a vida de tantas e tantas pessoas que, como nós, enfrentaram as adversidades de seu tempo, mas que seguiram testemunhando a esperança. Esses são os santos: aqueles que fazem bem o bem”.

Para organizar este evento, contam com apoio de “pessoas de diferentes serviços, grupos paroquiais, pastorais, carismas e movimentos”, e a entrada é gratuita.

Na programação, estão incluídas atividades como: a Celebração Eucarística de Todos os Santos, espaço para confissões, espaço de convivência, stands de divulgação de grupos da arquidiocese, Vigília de adoração ao Santíssimo, além de catequeses, testemunhos, espaço Kids, shows de músicos católicos e ação missionária em cemitérios.

“Ressaltamos que mais do que um evento, o Holywins congrega principalmente a juventude, contribuindo com o desenvolvimento da consciência do valor da santidade no cotidiano”, destacou Patrícia Teixeira.

Além disso, neste ano em especial, ao comemorar a 15º edição do encontro, observou que é “interessante analisar que muitos daqueles que eram jovens há 15 anos, hoje com a mesma vitalidade trazem seus filhos ao Holywins”. “Esse é um grande estímulo para que essa proposta se perpetue”, completou.

Para mais informações, pode acessar a página de Facebook de Holywins Brasil.

Confira também: