Há oito anos, começou na diocese de Alcalá de Henares, Madrid (Espanha), o Holywins, uma iniciativa que incentiva as crianças a se vestir de seus santos favoritos e recordar suas vidas exemplares através de brincadeiras, testemunhos e canções no dia de Halloween.

Neste ano, a diocese decidiu ampliar a essa iniciativa e também organizou uma série de atividades para adolescentes.

“Não pretendemos ir contra o Halloween, tampouco queremos compartilhar o culto à morte e a exaltação de coisas monstruosas ou feias que traz consigo, pois é próprio dos cristãos celebrar o triunfo da vida e promover a beleza e o bem”, assinalam os organizadores.

“Por isso, frente às fantasias dos mortos-vivos que enchem as ruas das cidades no dia 31 de outubro, cada vez mais dioceses se somam à celebração de Holywins, para transmitir uma mesma mensagem: a vida é bela e sua meta é o Céu, são muitos os que já chegaram e todos somos chamados a compartilhar sua felicidade, pois todos podemos ser santos”, ressaltam.

A atividade central de Holywins para crianças e adolescentes é a Missa celebrada às 19h30 pelo Bispo de Alcalá de Henares, Dom Juan Antonio Reig Pla, na Catedral local. Famílias e outros que desejam participar também estão convidados.

Após a Missa, o Santíssimo Sacramento ficará exposto até as 23h na Praça dos ‘Santos Niños’ de Alcalá de Henares, ao lado da Catedral.

As atividades com as crianças começarão às 16h e terminarão meia hora antes da Missa. Já as atividades para adolescentes serão realizadas após a Celebração Eucarística. Eles participarão de uma vigília diante do Santíssimo, que durará toda a noite, uma vez que neste dia “Jesus é tão desonrado e até mesmo maltratado sacrilegamente”.

Antes da vigília, haverá um show do grupo de rap NTFW. As atividades dos adolescentes terminarão no dia 1º de novembro, Solenidade de Todos os Santos, com a oração das Laudes e um café da manhã.

Confira também: