Nesta quinta-feira, 18 de janeiro, começa a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no hemisfério norte, que este ano tem como tema “A tua destra, Senhor, esplendorosa de poder”, uma citação tirada do livro do Êxodo. Este evento se realizará até o dia 25 deste mês.

Há alguns anos, o Conselho Ecumênico das Igrejas e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos encomendam os materiais de oração para esta semana a igrejas e comunidades eclesiais confessionais diversas de alguma região geográfica. Nesta ocasião, para a semana de oração 2018, foi pedido às igrejas e comunidades da região do Caribe.

O site do Vaticano recorda que as datas da celebração desta semana “foram propostas em 1908 por Paul Watson (sacerdote anglicano), porque cobriam os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo, tendo portanto um valor simbólico”.

No hemisfério sul, onde o mês de janeiro é o período das férias de verão, explicam, “as Igrejas frequentemente escolhem outros dias para celebrar a Semana de Oração, como, por exemplo, por volta de Pentecostes (de acordo com o que foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem em 1926), que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja”.

No marco dessas celebrações e como é habitual todos os anos, no dia 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo, o Papa Francisco presidirá uma celebração das segundas vésperas às 17h30 (hora de Roma) na Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma.

Como se recorda, São Paulo – então conhecido como Saulo – foi derrubado do cavalo a caminho de Damasco pelo próprio Jesus, através de uma luz do céu que brilhou sobre ele e seus companheiros, cegando-o por um período de três dias. Durante esse tempo, Saulo permaneceu na casa de um judeu chamado Judas, sem comer nem beber.

O cristão Ananias, a pedido de Cristo, foi ao encontro de Saulo, que recuperou a vista e se converteu, recebendo o batismo e passando a pregar nas sinagogas sobre o Filho de Deus, com grande espanto de seus ouvintes.

Assim, o antigo perseguidor se converteu em apóstolo e foi eleito por Deus como um de seus principais instrumentos para a conversão do mundo.

Confira também: