José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 em San Cristóbal de la Laguna (Tenerife). Com apenas 14 anos ingressou ao Colégio de Artes da Universidade de Coimbra, destacado como um dos melhores alunos e como um grande poeta. Foi um dos primeiros evangelizadores do Brasil, e este ano se celebra pela primeira vez sua memória litúrgica como santo.

No dia 1 de maio de 1551, ingressou na Companhia de Jesus e começou seus estudos de Filosofia. Conhecido por compor versos latinos com muita facilidade ficou conhecido como o "Canário de Coimbra". Devido a uma doença, em 1553 mudou-se de Tejo (Lisboa) ao Brasil, onde iniciou seu primeiro trabalho de catequese com os índios tupis. No dia da comemoração de São Paulo no ano de 1555 inaugurou o colégio que ajudou a construir. O pátio do colégio jesuíta foi onde fundou-se a atual cidade de São Paulo.

Em 1565 foi enviado a São Vicente no Rio do Janeiro, onde colaborou na construção de um colégio e do primeiro hospital da cidade, conhecido como “A Casa da Misericórdia”. Logo foi ordenado sacerdote.

Voltou a São Vicente e durante um período de seis anos colaborou no colégio, além de realizar um importante trabalho apostólico e literário. Entre 1577 e 1587 foi designado superior dos jesuítas no Brasil, incentivando ainda mais o trabalho nas escolas e a catequese com as crianças.

Faleceu no dia 9 de junho de 1597, aos 63 anos. No dia 10 de agosto de 1736, o Papa Clemente XII declarou Venerável o Padre Anchieta. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 22 de junho de 1980.

O Papa Francisco, no dia 3 de abril de 2014, no uso de suas faculdades de Supremo Pontífice da Igreja Católica, dispensou o milagre inscreveu José de Anchieta no Livro dos Santos e estendeu o culto do jesuíta à Igreja universal. José de Anchieta leva o apelido de Apóstolo do Brasil.