Hoje se celebra a festa litúrgica da Transfiguração do Senhor no Monte Tabor (Israel) em presença dos apóstolos Pedro, Tiago e João. Foi neste episódio onde Jesus conversou com Moisés e Elias, e onde se escutou de uma nuvem a voz de Deus Pai que dizia “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!”.

O Evangelho segundo São Mateus narra como o rosto do Senhor “brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz".  É neste episódio onde Pedro dirá “Senhor, é bom ficarmos aqui!”.

O Sumo Pontífice Emérito, Bento XVI, em março de 2011 disse aos fiéis que o mistério da Transfiguração de Cristo é a revelação de sua própria divindade e que só Ele é a única verdadeira morada do cristão.

“Segundo os sentidos, a luz do sol é a mais intensa que se conheça na natureza, mas segundo o espírito, os discípulos viram, por um breve tempo, um esplendor ainda mais intenso, aquele da glória divina de Jesus, que ilumina toda a história da salvação”.

Santo Tomás de Aquino dizia que neste acontecimento “apareceu toda a Trindade: o Pai na voz, o Filho no homem, o Espírito na nuvem luminosa”.