Hoje, 2 de abril, comemora-se 10 anos do falecimento de São João Paulo II, o Papa polonês que liderou a Igreja Católica por 26 anos e 5 meses. É recordado como o “Papa peregrino”, foi um grande defensor das famílias e amado pelos jovens.

Em relação à data de hoje, o Papa Francisco disse ao finalizar a sua catequese de 1º de abril deste ano: “Dirijo um pensamento especial aos jovens, aos doentes e aos recém-casados. Amanhã será o décimo aniversário da morte de São João Paulo II: seu exemplo e seu testemunho estão sempre vivos entre nós”.

São João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005 às 21h37, a noite anterior ao Domingo da Divina Misericórdia que ele mesmo instituiu e da qual foi muito devoto.

Poucos minutos depois, Dom Leonardo Sandri, que neste então era o Substituto da Secretaria de Estado da Santa Sé (atualmente é Cardeal Prefeito para a Congregação das Igrejas Orientais), anunciou a notícia às milhares de pessoas reunidas na Praça São Pedro e ao resto do mundo, que acompanhava as últimas horas do Pontífice através dos meios de comunicação.

Desde aquela noite até o dia 8 de abril, dia em que foram celebradas as exéquias do falecido pontífice, mais de três milhões de peregrinos homenagearam o papa polonês, fazendo inclusive 24 horas de fila para poder entrar na Basílica de São Pedro.

Em 28 de abril, Bento XVI dispensou do tempo de cinco anos de espera depois da morte para iniciar a causa de beatificação e canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente pelo Cardeal Camillo Ruini, vigário geral para a diocese de Roma, em 28 de junho de 2005.

Bento XVI o beatificou em 1º de maio de 2011 e foi canonizado pelo Papa Francisco em 27 de abril de 2014 junto com São João XIII.

São João Paulo II liderou o terceiro pontificado mais longo nos mais de 2.000 anos de história da Igreja, realizando 104 viagens apostólicas fora da Itália e 146 nesse país.

Promoveu as Jornadas Mundiais da Juventude nas quais se reuniu com milhões de jovens de todo o mundo e inaugurou os Encontros Mundiais das Famílias.