No dia da Imaculada de 1841, São João Bosco conheceu na sacristia do templo São Francisco de Assis de Turim o seu primeiro aluno, um jovem órfão e analfabeto. Esse encontro constituiu o início da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, centrada em uma profunda devoção à Virgem e uma pedagogia para tirar das ruas as crianças mais necessitadas, ensinando-lhes “sem golpes e com amor”.

São João Bosco se preparava para celebrar a Missa da Imaculada em 1841, quando viu como o sacristão da igreja de São Francisco de Assis de Turim agredia um jovem porque não sabia ajudar na Missa. Dom Bosco se comoveu e atendeu o menino, que se chamava Bartolomé Garelli, tinha 16 anos, era órfão e analfabeto.

O sacerdote lhe perguntou se sabia assobiar e a partir disso surgiu uma amizade entre eles e o fundador dos Salesianos começou a pôr em prática uma nova pedagogia educativa: não com golpes, mas com amor. Juntos rezaram uma Ave Maria.

Este momento do dia 8 de dezembro de 1841 marca o início da Congregação Salesiana em que se sublinha a importância do sistema preventivo, ou seja, uma pedagogia do ensinamento, através da qual se pretende tirar os jovens mais necessitados das ruas e ensinar-lhes um ofício, um sistema que a congregação aplica há 175 anos.

Apesar da dificuldade do jovem para ser coroinha, São João Bosco o incentivou a voltar no domingo seguinte e assim aprender a ajudar melhor durante a Missa.

Analfabeto e abandonado, o jovem se sentiu cativado pela proximidade do futuro santo e voltou no domingo seguinte acompanhado de uma dezena de meninos como ele.

Foi o começo do Oratório Festivo Salesiano, um espaço de encontro e aprendizagem, e também do Sistema Preventivo que continua dando muitos bons resultados na educação.

Atualmente, a Congregação Salesiana tem escolas nos cinco continentes e é a segunda congregação religiosa mais numerosa da Igreja Católica, depois da Companhia de Jesus.

Devoção à Maria Imaculada e Auxiliadora

Dom Bosco, conhecido como São João Bosco, tinha uma enorme devoção à Virgem Imaculada, cujo dogma foi proclamado em 1854.

Por isso, na fundação também quis honrá-la junto com o título de Auxiliadora, por estar relacionada ao carisma e à missão que queria para a nova congregação religiosa. De fato, na cúpula do santuário de Turim há uma Imaculada e a Auxiliadora preside o templo.

Em suas Memórias Biográficas, São João Bosco recorda que “todas as bênçãos do céu são fruto da primeira Ave Maria rezada com ardor e boa intenção ao lado do jovem Bartolomé Garelli”.

Uma demonstração desse grande amor à Virgem, o santo fundador manifestou na festa da Imaculada de 8 de dezembro 1855: “de tudo nós somos devedores a Maria… Todas as coisas maiores tiveram princípio e cumprimento no dia da Imaculada”.

Os missionários salesianos lembram especialmente a Virgem Imaculada em seu dia. Por isso, as Missões Salesianas apontam que graças à sua intercessão estão presentes em mais de 130 países trabalhando em favor dos mais desfavorecidos.

Confira também: