Uma centena de membros de organizações sociais, entre elas a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO), irromperam na Catedral Metropolitana para gritar palavras de ordem contra o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, em plena Missa dominical.

No domingo, momentos antes de o Arcebispo iniciar sua homilia centrada no amor ao próximo, representantes e simpatizantes de diversas organizações sociais ingressaram no templo gritando ordens contra o Cardeal, acusando-o de apoiar as ações que o Governo federal realiza para reinstaurar a ordem em Oaxaca. Tais pessoas foram tiradas do recinto com o apoio dos fiéis e da polícia local.

O amor é a regra para resolver conflitos

Depois de voltar a ordem no templo, o Cardeal Rivera assinalou que "o amor é a regra de ouro para resolver todos os conflitos", em troca, enfatizou o ódio "terminará nos destruindo".

Do mesmo modo, o Arcebispo chamou os católicos a não se envergonhar de anunciar a mensagem de Cristo. "Em nossa sociedade pluralista, quando um grupo oferece na prateleira da livre expressão sua mercadoria, os cristãos não devem se envergonhar de repetir com Jesus que "não há mandamento maior que amar o Pai Deus e os irmãos humanos", afirmou.

Por outro lado, em entrevista coletiva, o Diretor Geral de Comunicação Social do Arcebispado do México, Pe. Hugo Valdemar Romero, indicou que as atividades do Cardeal e as Missas na Catedral continuarão de maneira normal.

Não é a primeira vez que grupos radicais irrompem na Catedral Metropolitana. Durante os dias posteriores às eleições presidenciais de 2 de julho, simpatizantes e membros da Coalizão Pelo Bem de Todos, do então candidato Andrés Manuel López Obrador, invadiram o templo em várias ocasiões acusando o Cardeal de tomar uma posição política com respeito aos resultados.