A Rede Católica Juvenil (RCJ) lançou a primeira rádio online católica em Cuba, que pode ser sintonizada em todo o mundo e pretende ser um espaço de oração e escuta para todos os fiéis.

RCJ Rádio "O Som da Esperança" é a primeira rádio online católica da ilha e conta com transmissão 24 horas por dia, onde informam sobre os acontecimentos da Igreja em Cuba e no mundo.

“Sintonize conosco e mantenha-se informado dos acontecimentos eclesiais nacionais e estrangeiros, ouvindo nosso Suplemento Informativo ‘Em Detalhes’ e outros conteúdos radiofônicos publicados pela RCJ”, indica a rede em seu site.

Em Cuba, a Igreja sofreu restrições à sua liberdade desde que a revolução de Fidel Castro assumiu o poder em 1959, com o confisco de propriedades, a eliminação das escolas católicas, a expulsão de sacerdotes e religiosas, entre outras medidas.

Embora certas restrições tenham sido levantadas à Igreja após a visita de São João Paulo II, em 1998, ainda tem certas limitações, como o acesso aos meios de comunicação.

Apenas em raras ocasiões o Governo permitiu que sacerdotes e bispos dessem uma mensagem pública; no entanto, essas concessões são especiais e limitam sua participação a uma data específica.

Em entrevista à EWTN Notícias, o diácono da congregação da missão em Havana e um dos diretores gerais da RCJ, Rubén de la Trinidad, destacou que a iniciativa de criar uma emissora de rádio para o país nasceu da JMJ Panamá 2019.

Indicou que, depois deste encontro, um grupo de jovens decidiu criar, em fevereiro de 2019, a Rede Católica Juvenil, que "é a comunidade virtual mais ampla" entre os jovens do país, e a partir dela foram criados conteúdos radiofônicos para as redes sociais.

Um desses programas é a "Oração por Cuba" que é transmitido diariamente às 12h (hora local) e reúne jovens de todo o país em “um espaço de oração para que todos possamos escutar”.

Junto com esta iniciativa nasceu também o Boletim Informativo Católico, que é um segmento de notícias sobre os acontecimentos da Igreja em Cuba e no mundo.

Rubén de la Trinidad indicou que em janeiro de 2020, perto das comemorações do primeiro aniversário da RCJ Rádio, nasceu o suplemento informativo "Em Detalhe", que se tornou a "produção radiofônica mais importante" que têm até hoje.

"Começamos a transmitir como uma rádio online 24 horas a partir de 22 de junho", acrescentou.

Afirmou que a rádio teve uma boa recepção dos fiéis de todo o mundo e atingiu uma audiência de “cerca de mil pessoas aproximadamente nas primeiras semanas”.

"Estamos falando que do Canadá ao Chile nos sintonizaram", disse.

RCJ Rádio “O Som da Esperança” está disponível em seu site 24 horas por dia e também pode ser sintonizada pelo aplicativo para celulares que foi lançado esta semana.

Além disso, a rádio possui material adicional, como podcasts, que podem ser encontrados no Spotify, Anchor e Youtube.

Pode fazer sua doação para manutenção da RCJ Rádio através do PayPal AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em