William Donahue, presidente da Liga Católica –organização pró direitos civis e familiares, está levando a cabo uma campanha contra o gigante mediático Viacom e sua subsidiária Showtime, por transmitir em televisão um programa que, na sua opinião, “é uma total afronta” à Madre Teresa e assim também à Igreja Católica.

O programa “Holier than thou” (Mais Santos que você), estelarizado pelos magos Penn e Teller, mostra à Madre Teresa e às Irmãs da Caridade como “cruéis, exploradoras e presunçosas monjas que abusam dos pobres”, conforme indica Donahue.

“Nos 12 anos que fui presidente da Liga Católica –escreve– nunca havia visto semelhante ataque ao catolicismo como o que pude ver no programa do Penn e Teller. O episódio ‘Holier than thou’ é uma total afronta à Madre Teresa e à ordem fundada por ela, as Missionárias da Caridade”.

O episódio, continua Donahue, mostra-nos que “a Madre Teresa intencionalmente deixava sofrer aos pobres, ao não lhes proporcionar camas nem banhos. ‘Tinha a grana de %$&$#&# (insulto) e a expulsava em %&$#&%4#‘, afirma Penn. E se referem às irmãs que colaboravam com a Madre Teresa como ‘%&$#&# de %$&#56#’”.

A Liga Católica anunciou que convocarão a uma conferência de imprensa no mesmo hotel aonde se reunirão os acionistas do Viacom, lugar no qual entregarão cópias das declarações do Donahue. Do mesmo modo, algumas serão enviadas a bispos e outras pessoas interessadas.

“Não me incomoda quando me chamam ‘menino católico’ –prosseguiu Donahue– no programa (embora a frase ‘menino judeu jamais sairia de suas bocas) nem tampouco me importa quando falam mal de gente como Bill Donahue. Mas quando se burlam dos ensinamentos da Igreja Católica quanto ao sofrimento e se referem aos pobres como ‘os que tiveram que sofrer para que a #%&$#&% Madre Teresa seja enaltecida’, então se estão comportando como monstros”.