Carregando...
Grau de humanização social se mede pelo respeito à vida, diz Cardeal espanhol

BARCELONA, 23 Mar. 10 / 09:40 am (ACI).- O Arcebispo de Barcelona (Espanha), Cardeal Luis Martínez Sistach, ante a nova lei do aborto aprovada na Espanha que "enche o coração de dor e de tristeza", advertiu que "o grau de humanização de uma sociedade se mede por seu respeito e tutela da vida humana desde seus inícios até sua morte" natural.

Assim afirmou o Cardeal durante uma Eucaristia celebrada na Catedral de Barcelona, com motivo da Jornada Pró-Vida impulsionada pela Delegação Diocesana de Pastoral Familiar da Conferência Episcopal Espanhola, e com ocasião da Festa da Anunciação-Encarnação e do Dia da Criança por Nascer a ser celebrada em 25 de março.

O Cardeal Sistach assinalou que "o projeto de lei do aborto aprovado nas Cortes espanholas enche o coração de dor e de tristeza, porque atenta contra a vida humana e reconhece o aborto como um direito, não reconhecendo o direito fundamental e primário à vida, estabelecido na Constituição espanhola e como direito prévio a qualquer legislação positiva das sociedades".

"A eliminação direta e voluntária de um ser humano inocente é sempre gravemente imoral. Ninguém nem nada pode autorizar a morte de um ser inocente, seja feto ou embrião, criança ou adulto, ancião, doente incurável ou terminal. Ninguém pode reclamar este gesto homicida para si mesmo ou para outro confiado à sua responsabilidade, nem pode consenti-lo explícita e implicitamente. Nenhuma autoridade pode impô-lo nem permiti-lo legitimamente", sublinhou.

Por isso, advertiu o Cardeal, "esta festa da Encarnação é um momento muito propício para refletir sobre o valor da vida humana desde os inícios de sua concepção no seio da mãe. Por isso celebramos também a Jornada em favor da vida humana e a Igreja reitera sua conhecida e constante posição sobre a intangibilidade da vida humana desde o momento de sua concepção e contra o aborto provocado".

"O grau de humanização de uma sociedade –afirmou o Cardeal- mede-se por seu respeito e tutela da vida humana desde seus inícios até a sua morte. A presença de famílias com seus filhos é uma manifestação patente da cultura da vida, do futuro da sociedade esperançosa e da riqueza da humanidade".

* Obrigado por seu comentário. O número de mensagens que podem estar online é limitado. A tamanho dos comentários não deve exceder a 1500 caracteres. ACI Digital se reserva ao direito de publicação das mensagens segundo sua idoneidade e teor. ACI Digital não se solidariza necessariamente com os comentários nem as opiniões expressas por seus usuários.

RECOMENDAMOS »

Out
31

Católico em dia

31 de outubro de 2014

  • Você sabia que: O Colégio Cardenalício conta atualmente com 23 cardeais nomeados por Paulo VI, dos quais somente 10 têm menos de 80 anos.

Videos

Santo Antônio de Pádua
Santo Antônio de Pádua
San José de Anchieta
A falta de oração leva à mediocridade espiritual
Papa Francisco: Nem a doença, nem a morte, poderá nos separar de Cristo
O Papa: A Igreja é a casa da Alegria
A comunhão fraterna leva à comunhão com Deus, diz o Papa
O Papa no Encontro Mundial das Famílias: Viver a Reconciliação Sempre
Maria é modelo de caridade e união com Cristo, destaca o Papa
Francisco exorta a rezar sempre sem jamais cansar-se
Rezar e anunciar o Evangelho é tarefa de todo cristão, afirma Francisco
Deus, nossa força, nos surpreende e nos pede sermos fiéis
O verdadeiro cristão segue o Senhor até a Cruz
A fé é a respiração da alma
Papa Francisco sobre Naufrágio em Lampedusa: uma vergonha!
Deus sempre acompanha a humanidade ao longo da história
Bento XVI: Jesus nos mostra o rosto de Deus
Bento XVI recorda que devemos ser sinais da ação de Deus no mundo
Bento XVI: é urgente falar de Deus no mundo atual
Bento XVI: Deus não é um absurdo embora seja sempre um Mistério
Bento XVI fala de três vias para que o coração do homem chegue a Deus
O homem, mendigo de Deus: catequese de Bento XVI
A fé nunca é um ato puramente individual, destaca Bento XVI
Bento XVI: Não nos basta a ciência, é a fé que nos sustenta
Bento XVI: a plenitude humana consiste no amor
Missa de abertura do Ano da Fé

Podcast

Evangelho do dia

Lucas 24, 1-12

Evangelho
Data
03/30/14
03/29/14
03/28/14

Homilia do dia

Lucas 18,9-14

Homilia
Data
03/29/14
03/28/14
03/27/14

Mais Popular

  Assinar 
Cancelar Assinatura
  

Siga-nos: