Em uma Missa celebrada este 31 de outubro na Catedral de São José em Hartford, em seu estado natal de Connecticut, (Estados Unidos), o Pe. Michael McGivney, fundador da Ordem dos Cavaleiros de Colombo, foi proclamado beato.

A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Joseph William Cardeal Tobin, Arcebispo de Newark e representante do Papa Francisco para a cerimônia de beatificação.

A memória litúrgica do Pe. McGivney se celebrará cada ano em 13 de agosto.

Na carta apostólica com a que o proclamou Beato, o Papa Francisco destacou que o ardor do fundador dos Cavaleiros do Colombo "pela proclamação do Evangelho e generosa preocupação pelas necessidades de seus irmãos e irmãs o fazem uma testemunha sobressalente da solidariedade cristã e a ajuda fraternal".

O milagre que permitiu sua beatificação foi a completa cura de um menino que padecia uma enfermidade terminal. O Papa Francisco aprovou o milagre em 27 de maio deste ano.

O Pe. McGivney é o quarto homem nascido nos Estados Unidos a ser beatificado, junto aos beatos Stanley Rother, James Miller e Solanus Casey.

O Pe. McGivney fundou em 1882 os Cavaleiros de Colombo em New Haven, Connecticut. Inicialmente, a organização tinha a intenção de ajudar às viúvas e suas famílias. Entretanto, ganhou um alcance mundial, com mais de dois milhões de membros que levam a obra de caridade e evangelização em todo mundo.

Em 2018, os 16 mil conselhos dos Cavaleiros de todo o mundo doaram mais de 185 milhões de dólares a entidades caritativas e deram mais de 76 milhões de horas de voluntariado em 2018. Seu trabalho voluntário incluiu apoio para os jogos paraolímpicos, campanhas de arrecadação de agasalho e campanhas de mantimentos para famílias necessitadas.

Entre 2017 e 2018, os Cavaleiros arrecadaram e entregaram 2 milhões de dólares para a cidade iraquiana de Karamles. Do mesmo modo, ajudaram os sobreviventes cristãos do genocídio cometido pelo Estados Islâmico (ISIS) na cidade a reassentar-se em seus lares e construir seu futuro.

A princípios deste ano, em uma audiência privada concedida ao cavaleiro supremo Carl Anderson, o Papa Francisco elogiou o “testemunho fiel particular da santidade e dignidade da vida humana, evidente tanto a nível local como nacional”.

O Papa Francisco no ângelus deste domingo recordou o novo beato afirmando que o Pe McGivney era um homem “comprometido com a evangelização, que se prodigou atendendo as necessidades dos pobres, promovendo a ajuda fraterna. Que seu exemplo nos mova a todos a testemunharmos cada vez mais o Evangelho da caridade. Um aplauso para o novo beato!”

Confira: