O nome Scholas Occurrentes é frequentemente associado ao Papa Francisco e a grandes personagens como o jogador de futebol Leonel Messi. A fundação pontifícia nascida na Argentina e dedicada a promover a educação em todo o mundo, criou nos últimos meses a chamada "Universidade do Sentido" e, convidou como conferencistas diversos promotores da legalização do aborto e da ideologia de gênero no mundo.

Scholas Occurrentes é definida em seu site como “somos instituição e somos relato, o relato do nosso próprio caminhar. Somos isso que nos contamos e que nos contam de nós mesmos... uma instituição aberta ao encontro que nos recria. Como uma obra de arte, protegendo as diferenças, vamos escutando o que é esse único de Scholas”.

Além disso, estabelece sua origem “na cidade de Buenos Aires quando Jorge Bergoglio era arcebispo com o nome de 'Escola de Vizinhos', integrando estudantes de escolas públicas e privadas, de todas as confissões religiosas, a fim de educar os jovens como cidadãos no compromisso pelo bem comum”.

Scholas Ocurrentes assegura que possui “sedes na Argentina, Chile, Cidade do Vaticano, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Haiti, Japão, Itália, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Portugal e Romênia”.

Também está presente “com sua rede em 190 países, integrando mais de 400 mil centros educacionais e atingindo mais de um milhão de crianças e jovens em todo o mundo”.

Scholas Ocurrentes foi oficialmente constituída a 14 de maio de 2015, na Espanha "a pedido da Santa Sé", e tem como objetivos "promover, melhorar a educação e conseguir a integração das comunidades, com enfoque nas de menos recursos", assim como “promover campanhas de sensibilização sobre os valores humanos”.

Em 15 de agosto de 2015, a fundação foi instituída na Argentina. Nesse mesmo dia, o Papa Francisco assinou um quirógrafo - um decreto pontifício - instituindo a Scholas Ocurrentes "como Fundação de Direito Pontifício", assegurando que se trata de uma "rede mundial de escolas que compartilham seus bens, tendo objetivos comuns, com atenção especial aqueles com menos recursos”.

No decreto pontifício, o Papa Francisco assegurou que “depois de um longo e louvável caminho, com comprovada fidelidade aos seus objetivos, de promover e melhorar a promoção e o incremento da educação integral da pessoa, Scholas occurrentes atingiu seus objetivos , por meio da integração de suas comunidades educativas, dando atenção especial àqueles com menos recursos, para que tenham o necessário e desenvolvam seu projeto de vida, de acordo com sua cultura, suas convicções e com valores universais transcendentais ”.

“Por causa de seu trabalho, acompanhado e monitorado por responsáveis ​​eclesiais competentes, Scholas ocurrentes merece o encorajamento e o apoio da Santa Sé”, assinala.

Segundo a última auditoria publicada em seu site, o Conselho Curador das Scholas Ocurrentes é composto por José María del Corral como presidente; o bispo argentino e membro da Cúria vaticana Dom Marcelo Sánchez Sorondo como vice-presidente; Enrique Adolfo Palmeyro como secretário; e Marta Simoncelli como secretária adjunta.

A Universidade do Sentido

Segundo o seu site, Scholas Ocurrentes “abriu ao mundo a Universidade do Sentido, para educar na responsabilidade última de todo ser humano: a de escutar aquilo que nos rodeia – a escuta do outro, da terra, da vida -, para dar a cada momento uma resposta original - a de uma nova história, a de uma nova cultura. Educar para a possibilidade de saltar ao desconhecido, para cumprir o apelo da vida: o desdobramento do seu mistério que nos oferece sentido. Sentido que a cada um nomeia único e, portanto, que em cada um encarna a beleza”.

Entre os conferencistas da “Universidade do Sentido”, que ministram palestras pelo YouTube e pela plataforma de videoconferência Zoom, estão o filósofo Darío Sztajnszrajber, a escritora Luisa Valenzuela, o psicanalista Massimo Recalcati, o educador Carlos Skliar, o filósofo Roberto Esposito e o sacerdote Hugo Mujica.

No dia 25 de setembro, a Universidade Católica de Valência, na Espanha, anunciou que será a sede da Universidade do Sentido.

De acordo com o site da rádio Ibero 90.9 fm, da universidade jesuíta mexicana La Ibero, Luisa Valenzuela, expositora da mais recente das conferências universitárias criadas por Scholas Ocurrentes, assegurou em dezembro de 2019 que “vou às marchas, uso o lenço verde a favor da lei do aborto legal e gratuito; minhas convicções são firmes e contundentes”.

O vídeo da aula de Valenzuela foi subido ao canal do YouTube em 28 de setembro.

Há um mês, em 28 de agosto, Darío Sztajnszrajber deu uma aula na Universidade do Sentido intitulada "O que é a desconstrução?", sobre a corrente filosófica por trás de muitos postulados da ideologia de gênero e da promoção do aborto, temas nos quais o argentino é especialista.

Sztajnszrajber é um defensor declarado da legalização do aborto e assim o expressou ao participar do debate ocorrido na Argentina em 2018: “A naturalização do corpo da mulher como receptáculo reprodutivo a condenou à desapropriação de sua própria autonomia. A mulher que não decide sobre o seu corpo é uma cidadã de segunda classe”.

Autodefinido como um agnóstico, Sztajnszrajber também disse que "seja lá Deus o que for, gostaria de ficar com Ele e fazer amor".

Ao defender a ideologia de gênero, o também expositor da "universidade" das Scholas Ocurrentes criticou "o mal chamado, já vamos discutir isso, sexo natural, já que por natureza você vem homem ou mulher. Hoje a filosofia de gênero questiona que alguém venha por natureza com alguma coisa. O fato de você ter um pênis não o torna homem, porque homem é uma construção de identidade”.

Mais em

Massimo Recalcati, cuja conferência foi publicada no canal Scholas Ocurrentes no YouTube, disse ao portal Trends em agosto deste ano que “os ensinamentos de Jesus me interessam profundamente, mas não creio em seu deus nem me preocupa a sua existência”.

Por sua vez, Carlos Skliar e Roberto Esposito são referências e inspiração para quem promove a legalização do aborto.

Diversas páginas pró-aborto argentinas no Facebook citam frases de Skliar como inspiração.

Luis Martín-Cabrera, no seu artigo "10 teses sobre a relação entre aborto e biopolítica", e Danilo Billiard, em "Aborto e o conceito de vida", coincidem com as ideias de Roberto Esposito.

Outro dos expositores da Universidade do Sentido de Scholas Ocurrentes é o padre Hugo Mujica, que no programa "Los Notables" da rádio argentina La Ocho, disse em 2017 que viu o Papa Francisco "não correspondendo às expectativas", porque " de alguma forma abriu com uma expectativa que ainda não aconteceu concretamente”.

“Em todas as coisas básicas como o que ia acontecer com os separados, se eles podem receber a comunhão ou não, todas essas coisas, não apareceram, foram discutidas, sei lá, mas não há o radicalismo que eu acho que poderia ter acontecido”, lamentou o sacerdote argentino.

Num texto interno ao qual teve acesso ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, datado de 8 de agosto de 2018, Dom Juan Ignacio Arrieta, atualmente Secretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos do Vaticano, analisa uma “possível configuração canônica de Scholas”, na qual sugere que "Scholas come (sic) poderia configurar-se como uma Fundação de bens espirituais, erigida de acordo com o cânon 115 § CIC, à semelhança do que foi feito com o Caminho Neocatecumenal".

O Cânon 115 § 3 indica que “a universalidade de coisas ou fundação autónoma consta de bens ou coi­sas, quer espirituais quer materiais, e é regida, segundo as normas do direito e dos estatutos, por uma ou mais pessoas físicas ou por um colégio".

Nesse documento, o Arcebispo Arrieta destaca que “no caso de Scholas já temos um quirógrafo do Papa que outorga personalidade jurídica privada de direito pontifício. Seria a base do ato jurídico (decreto) que a Congregação para a Educação Católica poderia fazer (à semelhança do que o Dicastério para os Leigos fez com o Caminho Neocatecumenal), desenvolvendo-o um pouco mais para que possa atuar sem problemas nas várias dioceses do mundo.

O "eixo central do projeto", escreveu o Prelado na ocasião, seriam os três pontos do "esporte, arte e tecnologia" que seriam "ensinados com um certo estilo, pelas pessoas envolvidas no projeto formativo, com a finalidade de fazer os jovens crescerem nas virtudes humanas (cristãs)”.

Até o momento, Scholas Ocurrentes não tornou público nenhum decreto de nenhum dicastério do Vaticano, além do quirógrafo assinado pelo Papa Francisco em 2015, sobre sua situação canônica.

ACI Prensa contatou repetidamente Virginia Priano, diretora de comunicações da Scholas Ocurrentes, para descobrir as razões pelas quais a fundação pontifícia incluía os promotores do aborto e da ideologia de gênero em sua Universidade do Sentido.

Priano disse à ACI Prensa que as perguntas enviadas deveriam ser abordadas pelos "diretores" ou pelo "conselho acadêmico" da Scholas Ocurrentes. Depois de quatorze dias, as respostas nunca vieram.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: