O Vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, inaugurou no dia 14 de fevereiro um grande mural com 16 cenas do Novo Testamento do pintor espanhol Kiko Argüello, iniciador do Caminho Neocatecumenal.

A impressionante obra de 15 metros de altura por 10 metros de largura foi instalada na capela do seminário missionário diocesano Redemptoris Mater de Roma, onde são formados os futuros sacerdotes que, de acordo com o desejo de João Paulo II, serão enviados à missão em qualquer lugar do mundo para ajudar na Nova Evangelização.

O mural, rodeado por grandes janelas que dão a impressão de que as pinturas estão suspensas no ar, mostra cenas como o Batismo do Senhor, a Anunciação, a entrada de Jesus em Jerusalém antes da sua Paixão, a Crucificação de Cristo ou a Última Ceia.

Estiveram presentes na inauguração várias personalidades e Argüello explicou o sentido desta obra, que pretende unir oriente e ocidente, pois as diferentes cenas estão no cânon bizantino de reprodução dos ícones.

O autor da obra, que conta com muitas outras obras espalhadas pelo mundo, foi ajudado por uma equipe de pintores que trabalhou durante três meses na sua elaboração.

O Caminho Neocatecumenal, que promove uma nova estética na arte sacra, começou na década de 1960 em Madri (Espanha) e é reconhecido pela Santa Sé como uma iniciação cristã de adultos. Os seus estatutos definitivos foram aprovados em 2009 pelo Vaticano.

São João Paulo II o definiu como um “itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos atuais”. Bento XVI o chamou de “dom do céu” e Papa Francisco se referiu a ele como “um autêntico dom da Providência para a Igreja do nosso tempo”.

Confira também: