Na manhã de ontem, dia 20 de maio, foi apresentada na Santa Sé a Campanha contra o Tráfico de Pessoas durante a Copa do Mundo 2014, que tem como lema “Jogue a favor da vida, denuncie o tráfico de pessoas”. A Campanha está sendo organizada por Talitha Kum, da Rede Internacional da Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas.

“A campanha manifesta a sintonia da vida consagrada com o sentimento do papa perante este crime que ele mesmo tem definido como ‘a chaga no corpo da humanidade contemporânea, uma chaga na carne de Cristo’”, afirmou o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz, durante a apresentação.

Por sua parte, a irmã Carmen Sammut, Presidente da União Internacional dos Superiores Gerais (UISG), denunciou que o tráfico de pessoas está por toda parte, por isso chamou a uma maior conscientização da opinião pública sobre as consequências deste drama.

Irmã Gabriella Bottani, integrante da rede Um Grito pela Vida (Brasil), ao recordar as palavras do papa, disse que “não se pode permanecer indiferente, sabendo que há seres humanos tratados como uma mercadoria”.

A religiosa recordou que segundo dados oficiais, este crime atinge quase 21 milhões de pessoas no mundo. “Devemos arrancar com força do silêncio e do medo esta grave violação da dignidade humana”, expressou.

Os organizadores da campanha disseram que se espera que a Copa do Mundo do Brasil 2014 represente um evento positivo para promover a cultura dos direitos e da vida, denunciar todas as formas de exploração que a desvalorizam e mercantilizam, sensibilizar a população sobre este fenômeno e sobre como denunciar os casos de tráfico de pessoas.