O Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, destacou que o sentido das festividade da Virgem de Urkupiña deve servir para que os bolivianos saiam ao encontro da Mãe, "quando todo o país quer construir-se em unidade, quando o país quer reconciliar-se com tantas oposições e contradições".

Assim, afirmou o Prelado ao apresentar o programa oficial de atividades desta celebração que se realizará dias 14, 15 e 16 de agosto. "A Virgem de Urkupiña nos espera. Nós temos que ir a seu encontro e o fazemos em um contexto do país na qual sentimos a necessidade para que nossa Mãe nos ajude a integrar e viver a experiência de construir um país sereno, solidário e unido", disse o Arcebispo.

Para este ano, o lema das celebrações é "Nos reconciliando com Deus e com os irmãos, somos Igreja diocesana". Ao apresentar a peregrinação ao Calvário no dia 16 de agosto, Dom Solari afirmou que esta deve servir de "reflexão e de oração para ir aprofundando a identidade cristã e estar em paz com todos os irmãos que chegarão do interior e exterior do país".

Por sua parte, o vigário do Arcebispado, Pe. Federico Torrico, expressou seu desejo de que "seja uma verdadeira caminhada, com o Espírito de recolhimento e, além disso, com o propósito de pedir perdão ao Senhor pela intercessão da Virgem de Urkupiña".

Em 15 de agosto, a Missa central será celebrada por Dom Solari. No dia 16, a peregrinação ao Calvário começará às 00:30 da praça principal 14 de Setembro.

Do mesmo modo, a Prefeitura de Cochabamba declarou feriado departamental na quinta-feira, 16 de agosto, para permitir a celebração do Calvário da Virgem de Urkupiña.