O grande silêncio vivido neste Sábado Santo em todas as igrejas e comunidades do mundo prepara os fiéis para a celebração mais importante do ano: a Vigília Pascal. Na manhã do Sábado Santo, Nossa Senhora orou para que a esperança na ressurreição de Cristo sustentasse a Igreja, e a partir desse dia, as manhãs de todos os sábados recordam essa presença.

Depois do anoitecer, deste sábado, dia 4 de abril, tem início a Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo que acenderá o Círio Pascal que representa a luz de Cristo Ressuscitado. A liturgia da palavra é composta por salmos e leituras do Novo e Antigo Testamento, e acontece a renovação das promessas batismais.

Em Roma, o Papa Francisco presidirá nesta noite, na Basílica Vaticana, à solene Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor. A missa será concelebrada pelos Cardeais, Bispos e Presbíteros. Neste Domingo de Páscoa, o Bispo de Roma presidirá a solene celebração Eucarística da Ressurreição do Senhor. Após a Santa Missa, o Santo Padre dará as felicitações de Páscoa e concederá a Bênção “Urbi et Orbi”.