Faltam 500 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realizará em Cracóvia (Polônia) em julho de 2016 com a presença do Papa Francisco sob o lema “Bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão a misericórdia”.

O Papa Francisco convocou todos os jovens do mundo para participarem deste encontro em Cracóvia e nomeou São João Paulo II como padroeiro de todas as jornadas.

O Santo Padre evoca a passagem das Bem-aventuranças porque nela Jesus nos convida a segui-lo e a percorrer com Ele o caminho do amor para chegar à santidade. Por isso, a figura do peregrino é uma das mais importantes.

“Jesus ensina o caminho da vida, o caminho que Ele mesmo percorre, que Ele mesmo é, e o propõe como caminho para a verdadeira felicidade. Em toda sua vida, do nascimento na gruta de Belém até a morte na cruz e a ressurreição, Jesus encarnou as Bem-aventuranças.”, assinala o Papa Francisco na primeira mensagem para a Jornada Mundial da Juventude.

Os eventos principais da JMJ na Cracóvia serão realizados no parque da Blonia. A Santa Missa de abertura será em 26 de julho. Em 28 de julho acontecerá o primeiro encontro dos jovens com o Papa Francisco na cerimônia de acolhida. Será feita uma liturgia da palavra e o Papa dará seu primeiro discurso. Também convidará todos os jovens do país anfitrião a unir-se à jornada.

Na sexta-feira 29 será a Via Sacra onde a Cruz da JMJ será carregada por um trajeto indicado por um grupo de jovens. O objetivo da Via Sacra é mostrar o sentido penitencial da jornada, este remete ao testemunho e ao encontro com Jesus Cristo na Cruz.

Um dos momentos mais importantes da JMJ é a vigília com o Santo Padre. Este dia se destaca pela alegria e o espírito dos jovens; e por ser um momento intenso de oração e reflexão. Os jovens junto com o Papa farão uma adoração ao Santíssimo. A vigília começará na tarde do sábado, 30 de julho.

No dia seguinte, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa Final. Esta celebração é o momento culminante da Jornada Mundial da Juventude. Durante a Eucaristia, o Pontífice dará uma mensagem aos jovens.

Os organizadores da JMJ convocaram todos os fiéis para que se unam em oração pelos preparativos do evento. Também foi elaborado um mapa virtual onde aparecem os lugares onde se está rezando por este importante evento eclesial e mundial.

A Jornada Mundial da Juventude se realiza a cada 2 ou 3 anos e consiste em um encontro de milhares de jovens provenientes de todo o mundo com o Santo Padre em um determinado país. Este evento foi instituído há 30 anos pelo Papa São João Paulo II.  A anterior JMJ foi em 2013 no Rio de Janeiro (Brasil) e contou com a participação de mais de 3 milhões de jovens.