Na tarde de ontem faleceu o Cardeal Edward Egan, Arcebispo Emérito de Nova Iorque (Estados Unidos), depois de um infarto às 14h20 no NYU Langone Medical Center.

A Arquidiocese de Nova Iorque informou sobre a morte do cardeal em um comunicado no qual se recordou que serviu nessa importante sede de 2000 até 2009, quando tinha 77 anos de idade.

O Cardeal Egan também é recordado, entre outras coisas, por ter sido o Arcebispo de Nova Iorque durante o atentado nas torres gêmeas em 2001 e pela atenção que brindou aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia.

O Cardeal norte-americano foi um firme defensor dos nascituros diante do aborto. Foi contra a distribuição da comunhão aos políticos que estavam a favor do aborto.
 
Repreendeu a Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova Iorque que comungou em uma Missa com Bento XVI quando o agora Papa Emérito esteve nessa cidade. O Cardeal criticou o político por ter recebido a comunhão apesar de sua clara postura a favor do aborto.

Sobre seu predecessor, o atual Arcebispo de Nova Iorque, o Cardeal Timothy Dolan, agradeceu a Deus “especialmente por seu generoso e frutífero sacerdócio. Rezem comigo para que a poderosa misericórdia de Deus, na qual o Cardeal confiava tanto, o tenha recebido no céu”.

O Cardeal Edward Egan nasceu em 2 de abril de 1932 em Oak Park, estado de Illinois. Foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Chicago em 15 de dezembro de 1957.

Recebeu a ordenação episcopal em 1985. Entre esse ano e 1988 serviu como Bispo Auxiliar e Vigário para a Educação da Arquidiocese de Nova Iorque. Em 1988 foi designado Bispo de Bridgeport e no ano 2000 foi designado Arcebispo titular de Nova Iorque.

Foi criado cardeal no consistório de 2001.