O passado 8 de novembro à idade de 65 anos, faleceu o presidente da Associação Internacional de Exorcistas, Pe. Giancarlo Gramolazzo, depois de ter padecido uma grave enfermidade. Este organismo foi fundado em 1990 pelo exorcista da diocese de Roma e o mais conhecido do mundo, o Pe. Gabriele Amorth, quem foi seu presidente até o ano 2000.

O Bispo Auxiliar de L’Aquila (Itália), Dom Giovanni D’Ercole, presidiu esta manhã as exéquias do Pe. Gramolazzo na paróquia romana de Todos os Santos.

A Eucaristia foi concelebrada por 60 sacerdotes. Nela estiveram presentes os familiares e membros da Congregação fundada por São Luigi Orione, à qual pertencia o exorcista e o Bispo que presidiu a liturgia.

Também participaram alguns sacerdotes exorcistas e representantes da Associação Família da Imaculada, fundada pelo Pe. Gramolazzo.

Rádio Vaticano esboça um perfil deste presbítero que esteve à frente da Associação Internacional de Exorcistas desde ano 2000 e recorda que nasceu em Ortonovo na província de La Spezia. Aos doze anos começou seu percurso na família fundada por São Luigi Orione, na que foi ordenado sacerdote em 1973.

Depois de superar aos 40 anos a afecção de um tumor, desempenha-se logo como assistente do Instituto de Órfãos de Roma-Montemario. Em 1990 se converte em diretor do Piccolo Cottolengo de Monteverde a Roma.

Uma nota de sua congregação recorda que "o Pe. Giancarlo foi exorcista e se dedicou a este delicado ministério por mais de 30 anos, convertendo-se também presidente internacional dos exorcistas. Estava culturalmente preparado e era espiritualmente sensível, atento às necessidades do próximo".