A Irmã Wendy Beckett, religiosa contemplativa que se tornou jornalista, professora universitária, tradutora, crítica de arte e conhecida internacionalmente por sua série de documentários sobre História da Arte na BBC na década de 90, faleceu aos 88 anos.

O Catholic Herald recordou a religiosa em um recente artigo pelos seus programas sem roteiro e por usar o seu tradicional hábito negro.

A religiosa faleceu em 26 de dezembro no mosteiro de Quidenham, no leste da Inglaterra, assim confirmou a porta-voz do templo, Gina Rozner. A causa da sua morte ainda não foi revelada, mas saibam que a religiosa sofria de doenças cardíacas e teve acidentes cardiovasculares.

A irmã Wendy nasceu na África do Sul em 1930 e se mudou para a Escócia quando era criança. Aos 16 anos, entrou na congregação das irmãs de Notre Dame, congregação de religiosas dedicadas à educação.

Depois de concluir o seu noviciado, estudou em St. Anne's College, em Oxford, onde se formou com em literatura inglesa.

J.R.R. Tolkein, romancista católico criador da saga do “Senhor dos Anéis”, tentou persuadi-la a permanecer como professora em Oxford, mas a religiosa foi embora para Liverpool e logo depois à África do Sul.

Depois de permanecer 15 anos como professora na África do Sul, voltou à Inglaterra por motivos de saúde, e se estabeleceu no terreno do mosteiro carmelita de Quidenham.

A Irmã Wendy começou a estudar arte na década de 80, publicando o seu primeiro livro, ‘Contemporary Women Artists’, em 1988. Logo depois, começou a escrever uma coluna semanal de arte para o ‘Catholic Herald’.

Depois do sucesso de seu trabalho escrito, a BBC a contratou para apresentar um documentário sobre a Galeria de Arte de Londres. E logo depois foram apresentados outros documentários sobre a História da Arte, assistidos por cerca de quatro milhões de telespectadores no Reino Unido.

A série foi exibida nos Estados Unidos e reconhecida pela crítica e um novo mercado para os seus livros. A última série que realizou em 2001, logo depois rechaçou todas as ofertas de trabalho na televisão.

Em 2017, ao celebrar 70 anos de religiosa, a Irmã Wendy decidiu doar cerca de 4 mil dólares à Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).