O teólogo e especialista mais importante das aparições marianas da Virgem de Lourdes, Pe. René Laurentin, faleceu no domingo, 10 de setembro, aos 99 anos.

Pe. Laurentin, que além de teólogo era exegeta e historiador, nasceu em 19 de outubro de 1917, na cidade francesa de Tours.

Foi membro da Pontifícia Academia Teológica de Roma, perito do Concílio Vaticano II e professor na Universidade Católica do Ocidente, assim como em várias universidades da América e da Itália. Em 1996, recebeu o Prêmio da Cultura Católica.

Seus numerosos estudos sobre Lourdes o tornaram um historiador de referência das aparições marianas neste santuário francês.

Seu trabalho se encontra na Grande História das Aparições, reunida em 6 livros de estudo, aos quais se deve somar outros 7 volumes de documentos.

Deste modo, começou um trabalho de estudo dos cadernos de entrevistas da vidente Bernadette, situando em ordem as palavras de Maria, fazendo assim um percurso de catequese de oração.

Como perito do Concílio Vaticano II, contribuiu a elaborar as páginas escritas sobre a Virgem Maria no Mistério de Cristo e da Igreja. Sua tese dupla, em letras e em teologia, se centrou em Maria, na Igreja e no sacerdócio.

Confira também: