Nesta segunda-feira, 11, faleceu Dom António Francisco dos Santos, bispo do Porto, aos 69 anos. O Prelado teve um ataque cardíaco fulminante pela manhã, depois de no sábado ter estado em Fátima presidindo a Peregrinação Diocesana do Porto, uma das maiores deste centenário.

"Cumpre-nos o dever de comunicar, com enorme pesar, a toda a Diocese do Porto que faleceu hoje, dia 11 de Setembro na Casa Episcopal, o Senhor D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto", refere a nota da diocese portuguesa.

O corpo bispo do Porto vai estar em câmara ardente a partir das 17h00 de hoje e as exéquias solenes celebram-se no dia 13 de setembro, às 15h00, na Catedral do Porto, informou a agência Ecclesia do episcopado português.

Dom António foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a Dom Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano. Ele havia sido bispo de Aveiro e auxiliar de Braga, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.

O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Ainda segundo a nota da agência Ecclesia, após os estudos no seminário da sua diocese, licenciou-se em Filosofia na 'École Pratique de Hautes Études Sociales', com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve ainda o diploma de Sociologia Religiosa.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

O cardeal-patriarca de Lisboa prestou a sua “profunda homenagem” ao bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, que faleceu esta manhã aos 69 anos de idade.

“Ele foi entre todos nós, em Portugal, entre todos nós que o conhecemos e que tanto ganhamos com a sua convivência e com a sua ação, uma belíssima imagem do que é Cristo Bom Pastor que continua presenta na Igreja e na sociedade em geral”, disse D. Manuel Clemente à Agência Ecclesia.

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal, e António Costa, Primeiro-Ministro deste país também manifestaram suas condolências. A Câmara do Porto decretou hoje três dias de luto municipal pela morte de D. António.