O jovem cristão Faisal Masih foi assassinado faz dois dias em um tiroteio durante o ataque de um grupo extremista islâmico ao subúrbio cristão de Essa Nagri, nos subúrbios de Karachi no Paquistão.

O fato foi confirmado à agência Fides pelo Padre Mario Rodrígues, sacerdote de Karachi e Diretor das Obras das Missões Pontifícias no Paquistão. No bairro, densamente povoado, há 50 mil cristãos, em condições de extrema pobreza e com falta de serviços básicos.

No subúrbio de Essa Nagri há 15 Igrejas de diversas confissões e trabalham várias organizações não governamentais com projetos de educação, apoio social e econômico à comunidade.

Entre elas, a ONG "Mission and Action for Social Services" (MASS), informou à Fides do último ataque contra a comunidade, que nos últimos meses já foi submetida a terríveis atos de violência e abuso.

Depois do ataque, que aconteceu na noite de 29 de agosto, um grupo de cristãos realizou um protesto pacífico, mas a polícia interveio para dispersar aos manifestantes, disparando gás lacrimogêneo e ferindo gravemente ao pastor Cornelius e a outro jovem cristão, Shahzad Riaz, que se encontram no hospital.

Como indica MASS, "a polícia, em lugar de prender aos autores do atentado, deteve a dezenas de manifestantes cristãos".

Em Essa Nagri os cristãos são acossados por bandas criminais e grupos terroristas islâmicos de etnia pashtun: armados até os dentes, os militantes ingressam no distrito para recolher a "jizya", o imposto que segundo a sharia, as minorias não muçulmanas devem pagar, e extorquem aos comerciantes cristãos.

Os ativistas do MASS denunciam há muito tempo que os roubos, a violência e os abusos são cometidos com a proteção de alguns funcionários da Polícia.

Os extremistas muçulmanos assaltam as casas, roubam e abusam das mulheres e crianças por pura diversão. A população local está aterrorizada e os moradores, desesperados, decidiram formar sua própria tropa de segurança para defender-se.