Em meio aos crescentes ataques do Estado Islâmico no Oriente Médio, os também radicais muçulmanos Boko Haram tomaram recentemente pelo menos mais duas cidades em diferentes estados da Nigéria.

O grupo extremista assassinou milhares desde 2009, incluindo pelo menos duas mil pessoas somente em 2014.

Madagali: Cristãos fogem, e uma paróquia é saqueada e depois incendiada

No fim de agosto deste ano, Boko Haram tomou o povoado de Madagali, no estado de Adamawa da Nigéria, forçando o Pe. Aiden Ibrahim a fugir de sua paróquia, conforme informou a Rádio Vaticano em 30 de agosto.

O Pe. Gideon Obasogie, diretor de Comunicações Sociais na Diocese de Maiduguri, que inclui os estados de Yobe, Borno e Adamawa, indicou que a paróquia foi saqueada, destroçada, e logo incendiada.

Enquanto muitos cristãos fugiram da área poucos meses antes do ataque, muitas pessoas que permaneceram na zona foram assassinadas pelos insurgentes, disse o Pe. Obasogie à Rádio Vaticano.

As paróquias em toda a diocese foram continuamente aterrorizadas pelo Boko Haram, forçando os leigos e sacerdotes cristãos a fugirem e a fecharem as Igrejas.

O Pe. Obasogie pediu orações, e consagrou a diocese de Maiduguri aos cuidados maternais de Nossa Senhora do Auxílio dos Cristãos.

De Gwoza a Bama: Aproximando-se da capital do estado de Borno

Só poucos dias antes de tomar Madagali, o grupo islâmico tomou a cidade próxima de Gwoza no estado de Borno e declarou a zona como um califado, um estado islâmico.

Entretanto, informações recentes da BBC e fontes locais indicaram que Boko Haram abandonou Gwoza para ir a Bama, uma cidade com uma população de cerca de 270 mil pessoas, a pouco mais de 80 quilômetros ao norte.

Logo depois de intensas batalhas com o exército nigeriano, o povo foi capturado pelos insurgentes em 1º de setembro, conforme informaram moradores de Bama à BBC.

Enquanto os militares mantiveram os atacantes afastados por um tempo, os terroristas retornaram com reforços e começaram capturando a cidade, começando com as barracas militares.

Apesar de não ter sido ainda confirmado oficialmente pelo exército, o povo teria sido uma captura chave, por ser a maior cidade sob o controle do Boko Haram, e mais um passo para Maiduguri, a capital do estado de Borno.

Milhares fugiram de Bama a pé rumo a Maiduguri em 1º de setembro, enquanto a cidade estava sendo tomada pelos insurgentes.

Boko Haram, que significa “a educação ocidental é pecaminosa”, começou a usar a força militar em 2009 para impor a lei islâmica da sharia na Nigéria.

O grupo terrorista teve como alvos as forças da ordem, políticos, minorias cristãs e muçulmanos moderados no norte da Nigéria, predominantemente muçulmano.

Boko Haram conseguiu a atenção internacional em abril deste ano, quando se atribuiu a autoria do sequestro de cerca de 300 meninas escolar.

Muitos países, incluindo a China, França, Reino Unido e Estados Unidos, enviaram assistência militar para ajudar a encontrar as meninas, mas a maioria delas continua desparecida.

As Nações Unidas estimam que os ataque do Boko Haram causaram mais de 470 mil pessoas deslocadas internos, e cerca de 57 mil refugiados.