Um grupo de extremistas muçulmanos simpatizantes do Estado Islâmico (ISIS) atacou em 7 de janeiro o site católico iMisión, em aparente represália por uma campanha bem-sucedida que circulou na internet em favor dos cristãos perseguidos no Iraque.

Conforme explicou iMisión em um comunicado, o ataque foi realizado por um grupo de hackers autodenominado Dz D.R.S.

O ataque, indicaram, tratou-se de um “defacement”, uma substituição de sua página principal. Este não é em si um hack muito elaborado, e normalmente se realiza aproveitando vulnerabilidades dos programas de administração de conteúdos como WordPress.

Como resultado, a tela principal do site católico foi substituída por mensagens em árabe acompanhadas por uma bandeira do ISIS.

Em dezembro de 2014, iMisión e a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre(AIS) lançaram uma bem-sucedida campanha em apoio aos 120 mil cristãos perseguidos pelo Estado Islâmico no Iraque e refugiados no Curdistão.

Durante 14 horas, o hashtag da campanha, #iNavidadIrak, foi tendência na Espanha e na noite de 28 de dezembro se converteu em tendência mundial.

Conforme indicou iMisión em sua mensagem, “isto pôde motivar” o ataque ao seu site.

A organização católica informou também que seus membros receberam mensagens ameaçadoras de contas islamistas no Twitter, algumas destas aparentemente vinculadas à Al Qaeda e ao ISIS.

O site foi recuperado, indicou iMisión, assinalando que estão “analisando a forma como foi realizado o ataque”.

Ajuda à Igreja que Sofre expressou a sua solidariedade com iMisión, ao tempo que se aderiu “ao chamado do Papa de opor-se a qualquer tipo de violência, assim como de pedir orações pelo atentado de Paris”.

Em uma mensagem difundida hoje, AIS expressou “toda a sua solidariedade com o grupo de evangelização católico na internet iMision depois do ataque realizado contra a sua página no dia de ontem pelo autodenominado Dz D.R.S, simpatizante dos Jihadistas do Estado Islâmico”.