O ex-presidente do Senado da República da Itália, Marcello Pera, manifestou que o verdadeiro estado laico não exclui a religião e criticou, pelo contrário, o laicismo, que busca "eliminar a dimensão religiosa do homem".

Assim o expressou esta segunda-feira o político italiano na Universidade de Navarra durante o Congresso Internacional "Culturas e Racionalidade", sobre a diversidade cultural e o diálogo inter-religioso, organizado por esta casa de estudos.

"Distinguiria entre Estado ‘laico’ e ‘laicista’. Por ‘laico’ entendo que o Estado está separado de qualquer Igreja e atua de modo autônomo. O pensamento laico se desenvolve de modo racional, mas não exclui a dimensão religiosa e sobrenatural. O laicismo, pelo contrário, é uma ideologia que se propõe eliminar a dimensão religiosa do homem", afirmou Marcello Pera.

A seu juízo, alguns dos princípios básicos das sociedades ocidentais –como a igualdade, a liberdade, a dignidade da pessoa–, têm origem na cultura cristã. portanto, "todos os democratas deveriam estar atentos a esses valores cristãos".

A juízo de Pera, defender os valores próprios da tradição judeu-cristã é um "dever de todos" porque a democracia necessita fundamentos sólidos, compartilhados por todos os cidadãos.

Segundo seus organizadores, o congresso tem como objetivo "refletir sobre os princípios compartilhados que ajudariam a conviver harmonicamente em nossa sociedade contemporânea, caracterizada pela diversidade cultural, religiosa e política".