“Peço aos jovens que ofereçam a Deus a possibilidade de entrar em suas vidas”, porque Ele existe “e nos ama”, expressou Giusy Buscemi, Miss Itália 2012 e atualmente uma jovem atriz que admira Santa Teresa de Lisieux e que, afirma, não hesita em expressar o seu catolicismo entre os seus colegas atores.

Criada em um lar católico, Giusy é natural da Sicília e em alguns dias completará 24 anos. Entretanto, embora desde a adolescência tenha ajudado na catequese de crianças, afirma que foi em Roma onde teve o seu encontro mais “autêntico” com Deus.

“Venho de uma família católica que me transmitiu a fé. Ao mesmo tempo, frequentei a catequese até a Crisma. Em seguida, me preparei dois anos para ensinar as crianças”, recordou em um artigo publicado em 26 de março pela revista italiana “Credere”.

Indicou que embora repetiria essa experiência, assinalou que “era muito jovem e gostava de ‘brincar de ser professora’. Hoje, depois de um acompanhamento espiritual que tive aqui em Roma, onde vivo, me sinto mais preparada, com uma nova consciência”.

Giusy recordou a sua infância na Sicília. “Eu tive uma infância parecida com a dos meus colegas”. “Estudei no Liceu Científico, aulas de dança, catequese, muitos amigos... Depois que recebi o meu diploma, procurei o meu caminho, tentei diversas opções: tentei entrar em várias universidades e me inscrevi no concurso de Miss Itália. Logo após a vitória, comecei a fazer castings e entrevistas e, pouco a pouco, dei os primeiros passos na recitação”, relatou.

A jovem indicou que vive em Roma há um ano e que durante as suas visitas à paróquia “teve o dom de encontrar homens e mulheres de Deus, especialmente duas religiosas que me mostraram um rosto da Igreja que eu não conhecia. Fiquei apaixonada pela luz que transmitiam no seu olhar e tive a certeza de que o Senhor me chamava a aprofundar e crescer na minha fé”.

A ex-rainha da beleza afirmou que, desde então, junto com o seu noivo começaram um caminho que os levou a peregrinar por diversos santuários marianos, “especialmente Lourdes, um lugar que permaneceu no meu coração pelo intenso clima de oração”.

Além de rezar ao seu anjo da guarda, Giusy relatou que tem “uma devoção especial” por Santa Teresa de Lisieux. “Amo a sua humildade e pequenez, que depois se converte em grandeza aos olhos de Deus”, afirmou.

Sobre o mundo do espetáculo, a jovem atriz relatou que tem “muitos amigos atores com quem converso e reflito sobre Deus. São encontros privados, dos quais não se fala nos jornais, mas não são raros”.

Assim, Giusy assegurou que está vivendo um momento de grande serenidade do ponto de vista espiritual e que junto com o seu noivo estão “frequentando o curso de preparação para o matrimônio”, o qual está entre os seus projetos.

Por isso, a atriz encorajou os jovens a “estarem aberto à possibilidade de encontrar (Deus) e de senti-lo. Para cada um de nós há um ‘momento certo’, mas é necessário que aprendamos a interpretar os sinais que Deus nos oferece no nosso dia a dia, como por exemplo, no convite que recebemos de um amigo ou de uma pessoa querida”.

“Quero dizer aos jovens que Deus existe e nos ama: Depois Ele fará o resto e transformará os corações, fazendo brotar em cada um de nós o desejo de rezar, para estabelecer um diálogo mais profundo e sincero”, assegurou.

Como parte de seu testemunho na vida pública, Giusy participou em fevereiro deste ano da apresentação do livro “Ficaremos de pé. A Itália do aborto às uniões civis: minha viagem entre paixões civis e testemunho cristão”, escrito por Olimpia Tarzia.

O evento foi realizado na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, no qual esteve presente o reitor deste centro, Dom Enrico dal Covolo. Durante a apresentação, a ex-rainha da beleza leu alguns trechos do livro.

Confira também: