Nestes dias, mais de 11 mil esportistas lutam por medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Chegaram até aqui depois de alguns anos de esforço e sacrifício.

Estes são alguns atletas que, além de vontade e dedicação, demonstraram em público que a fé teve um papel importante em seu caminho.

1. Katie Ledecky

 

É uma nadadora católica dos Estados Unidos que, com apenas 19 anos, conquistou duas medalhas de ouro na Olimpíada Rio 2016, após ganhar os 200 e 400 metros livres (crol).

“Minha fé católica é muito importante para mim. Sempre foi e sempre será. Faz parte de quem sou e me sinto tranquila ao praticar minha fé, pois me ajuda a colocar as coisas em perspectiva. Eu rezo uma oração – ou duas – antes de qualquer competição. A Ave Maria é uma linda oração e me tranquiliza”, disse Ledecky em uma entrevista ao Catholic Standard.

2. Katharine Holmes

Esta esportista cresceu participando da paróquia Santíssimo Sacramento, em Washington, e agora é uma das 4 mulheres da equipe de esgrima dos Estados Unidos que competem no Rio. Estuda neurociência em Princeton, mas parou durante dois anos para treinar, por isso voltará no outono para terminar seu último ano.

“Particularmente este ano (…) tive uma conversação quase contínua com Deus, pedindo constantemente consolo e a fortaleza para conseguir a classificação e seguir em frente (…). Deus me deu um dom para este esporte e para seguir meus sonhos, sinto que estou vivendo a vida que Ele desejava para mim, utilizando tudo aquilo que Ele me abençoou”, disse Holmes também ao Catholic Standard.

3. Amanda Polk        

Formada na escola Oakland Catholic da Pensilvânia, está em terceiro lugar no ranking de remadores femininos. Estudou em um dos 20 melhores colégios católicos nos Estados Unidos.

 

4. Thea LaFond

Mais em

 

Esta competidora de atletismo participa da Paróquia São João Evangelista em Silver Spring (Maryland, Estados Unidos) e representará o seu país de origem: a Comunidade da Dominica. Sua primeira reação ante a classificação foi agradecer a Deus e dizer: “Como Deus fez isto? Como isto aconteceu?”.

“Tudo o que faço é agradecer a Deus, porque não poderia ter conseguido nada sem Ele. Também me refiro à quantidade de pessoas que rezam por mim... quase sinto como se o êxito fosse inevitável”, disse LaFond ao Catholic Standard.

Desde quando era pequena, seus pais lhe ensinaram a rezar e afirma que, “embora Deus esteja no alto e seja todo-poderoso, é possível falar com Ele como um melhor amigo”.

 

5. Simone Biles

 

Ginasta artística norte-americana que foi campeã mundial 10 vezes. Foi campeã nacional em quatro ocasiões e a primeira ginasta que ganhou três campeonatos mundiais consecutivos na história. Na Olimpíada Rio 2016 já ganhou uma medalha de ouro na competição por equipes.

Biles foi adotada por seus avós, Ron e Nellie Biles, quando tinha apenas cinco anos de idade, pois sua mãe usava drogas e teve problemas para cuidar dela e de seus irmãos.

A atleta de 19 anos costuma a participar da Missa dominical com seus pais e regularmente acende uma vela a São Sebastião – padroeiro dos atletas – antes das grandes competições.

“Minha mãe me deu um rosário na igreja. Não o uso para rezar antes de uma competição. Rezo normalmente por mim mesma, mas de qualquer maneira está comigo”, disse à revista.

6. Sydney McLaughlin

Sydney McLaughlin acabou de completar seus 17 anos e é membro mais jovem da seleção dos Estados Unidos para participar dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio do Janeiro (Brasil), considera que sua fé cristã a impulsa a competir com os melhores atletas do mundo.

“O atletismo é um esporte muito mental, há muita pressão e colocam a expectativa no atleta. Cumprir com o que sei e saber que tudo o que foi dado provém de Deus, sem dúvida, tem um papel muito importante para mim”, disse a atleta ao Grupo ACI.

7. Joe Maloy

 

Aos 30 anos, Joe representará aos Estados Unidos no triatlo. Em maio deste ano ficou em 11º lugar no ranking geral do triatlo mundial de Yokohama (Japão).

Em uma mensagem de Facebook frente aos atuais estudantes de sua antiga escola Wildwood Catholic (Nova Jersey), disse: “Meus professores, treinadores e companheiros me ensinaram o que significava ter fé, trabalhar por ideais e usar isso para fazer com que o mundo seja um pouco melhor”.

8. Juan Martín del Potro

 

Tenista argentino profissional desde 2005. Nesta Olimpíada, deixou fora o número um mundial, Novak Djokovic.

Del Potro conseguiu o seu melhor resultado em 2009 ao ganhar o Aberto dos Estados Unidos, derrotando Roger Federer. Foi recebido em maio do 2015 pelo Papa Francisco no Vaticano. “Hoje pude conhecer e falar com o Papa Francisco no Vaticano. Foi um momento único para mim. Jamais esquecerei”, disse o tenista através de sua conta de twitter.

Em uma entrevista ao Jornal ‘The Telegraph’, disse que é uma pessoa muito católica. “Estou tentando ser uma pessoa melhor a cada dia e fazer o que meus pais me ensinaram quando era criança. Alguns atletas podem mudar, porque não é fácil ficar famoso muito rápido”.

Em seguida, assegurou que sua fé está na raiz de toda a sua carreira: “Vou à igreja na Argentina e tento manter o ritmo durante os torneios. Às vezes é difícil encontrar uma igreja e há o problema de as pessoas que te seguem em toda parte. Mas tento estar perto de uma igreja quando posso”.

9. Steven López

 

O norte-americano de pais nicaraguenses, Steven López, compete nos Jogos Olímpicos desde que era um adolescente e atualmente, aos 37 anos, é um dos atletas mais condecorados em taekwondo. Foi campeão mundial 5 vezes e duas vezes campeão olímpico.

Hoje está no Rio com a esperanças de conseguir outra medalha de ouro, sabendo que a fé é a “elemento chave” sobre o qual “edifica seu êxito”. “Sempre rezei para encontrar uma plataforma da qual possa devolver o recebido”, disse ao Texas Catholic Herald, jornal da Arquidiocese de Galveston-Houston.

10. Kerri Walsh

 

Kerri Walsh é uma jogadora de vôlei católica norte-americana que participa dos seus quintos Jogos Olímpicos em busca de uma quarta medalha de ouro.

Em uma entrevista à NBC, a jogadora de vôlei de praia de 37 anos disse claramente: “Nasci para ter bebês e jogar vôlei (…) eu adoraria ganhar uma quarta medalha de ouro. Eu também adoraria ter um quarto filho”.

“Meus filhos me deram essa perspectiva e equilíbrio que pensei estar perdendo. Levaram a competição, meu desejo e a minha paixão pela vida a outro nível. Tenho uma dívida enorme com meus filhos”, acrescentou.

11. Kyle Snyder

 

É um lutador que em 2015 se tornou o campeão mundial mais jovem da história da luta livre dos Estados Unidos e agora luta por uma medalha no Rio.

Em uma entrevista à diocese de Cleveland, o lutador explicou que quando competia por sua escola Nossa Senhora do Bom Conselho, em Maryland, aprendeu mais acerca de Cristo.

Snyder explicou que se apoia em sua fé para enfrentar a pressão da competição. “Saber que Deus tem um plano para mim sempre me ajudou a viver uma vida sem preocupações e sem de estresse”, assegurou.

“Ser como Jesus é o objetivo final e é possível fazê-lo de maneira pessoal, como atleta, na comunidade, e em tudo o que você faz”, acrescentou.

Confira também: