No encontro que o Papa Francisco teve com o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, na base aérea de Monte Real, o Santo Padre presenteou o mandatário com um quadro em mosaico que representa simbolicamente historicidade e a contemporaneidade das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

O encontro acontece na base aérea após a aterrissagem do avião papal em Portugal às 16h20 (hora local). Na parte de baixo do quadro é possível observar os três pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia, rezando diante da Virgem.

Na parte superior, mostra-se a imagem da “Senhora Branca”, rodeada de velas dos peregrinos que participarão na vigília desta sexta-feira, 12 de maio.

A obra artística é elaborada com a intenção de criar um forte contraste entre a iluminação diurna da parte de baixo do quadro e a ambientação noturna da parte superior.

O fato de que imagem da Virgem marque a transição entre ambas as iluminações e que articule ambas as cenas pretende transmitir que a luz da mensagem oferecida pela Virgem do Rosário por meio dos pastorinhos se renova mediante a oração que hoje se eleva a Ela através da Igreja.

Em meio aos pastorinhos, bem embaixo da oliveira sobre a qual está a aparição, há uma referência à celebração dos 100 anos do evento milagroso.

Este quadro é obra dos artesãos do Estúdio Vaticano de Mosaicos e foi feito entre janeiro e abril de 2017, empregando um esmaltado de policromado aplicado com estuque oleoso sobre uma base metálica. A obra tem uma dimensão de 35x60 centímetro, sem contar a moldura.

Para sua confecção, recorreu-se à técnica de esmaltado que se aplica nos mosaicos da Basílica de São Pedro, inventada na segunda metade do século XVIII.

Por sua parte, o presidente de Portugal deu ao Pontífice um oratório de madeira, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, encomendado à Fundação Ricardo Espírito Santo.

Confira também: