Uma família de artesãos elaborou um presente muito especial para o Papa Francisco: o típico sombrero mexicano. Na família Salazar Yépez, é uma tradição fabricar este chapéu e dar de presente aos Papas.

“Desde 1970, nós já criamos uma tradição quando fizemos um sombrero para o Papa Paulo VI. Um casal amigo o levou até Roma e o entregou. Depois fizemos um sombrero para São João Paulo II em 1990 e depois para Bento XVI em 2012. Esta é a terceira vez que fazemos um sombrero para um Papa”, disse ao Grupo ACI Maria de la Luz Yepes Torres, encarregada da fábrica localizada em Guanajuato, onde confeccionaram o presente.

O sombrero que confeccionaram para Bento XVI era sóbrio e colocaram acabamentos com linha metálica e dourada. No de São João Paulo II, bordaram o continente americano, a Virgem de Guadalupe e seu retrato pessoal. Todos estes foram desenhados “segundo suas personalidades” e foram levados ao Vaticano.

A família Yepes tem a sua oficina na cidade de San Francisco de Rincón, conhecida como “a capital mundial do sombrero”, lugar no qual fabricam estes acessórios desde 1959.

A respeito do gesto de presentear aos Papas com um chapéu típico mexicano, esta artesã assinalou: “para nós, este chapéu é muito significativo, pois nos representa em todas as partes do mundo porque somente é confeccionado aqui. Faz parte da nossa tradição”.

O sombrero do Papa Francisco

O sombrero do Papa Francisco foi feito de lona e com bordados de rosas coloridas, espigas de trigo e na parte da frente está uma imagem da Virgem de Guadalupe. Na copa foi colocado o escudo do Vaticano e as bordas enfeitadas com as bandeiras de todos os países da América.

Maria de la Luz comentou que desde que ficaram sabendo da visita do Papa ao México, na oficina começaram o trabalho para confeccionar o sombrero. Cerca de oito pessoas ajudaram na sua fabricação e cada um teve uma função diferente. Um bordava, enquanto outro armava a figura de lona.

Tudo foi feito a mão durante 45 dias.

Em seguida, Yepes explicou que um dos elementos mais bonitos e significativos do chapéu são as rosas, pois recordam aquelas colocadas por São Juan Diego em seu manto, as quais mostrou ao Bispo Zumárraga e que logo depois de cair surgiu a imagem da Virgem de Guadalupe.

O sombrero é “simples como o Papa Francisco” e mostra um pouco do folclore do México, “de suas rosas coloridas”, expressou Maria de la Luz.

Como entregaram o sombrero aos Pontífices anteriores e como planejam entregar ao Papa Francisco?

Lançando o sombrero e fazendo com que chegue até ele. Outra alternativa seria conseguir com as autoridades um meio para entregá-lo ou que algum amigo tenha a oportunidade de “jogá-lo”.

“Vimos como os Papas colocam o sombrero. Bento XVI nos deu essa grande alegria. Inclusive o chapéu que recebeu João Paulo II veio com as relíquias ao México”, comentou a encarregada de “Chapéus Salazar Yépez”.

Mais em

Se o Papa Francisco chegar a colocar o chapéu, “sentiríamos uma grande alegria e uma bênção pelo fato de que nós o confeccionamos algo que terá em suas mãos”, concluiu Maria de la Luz Yepes.

Confira também: