O governo da Espanha decretou um novo estado de emergência, que deve durar até maio, e entre as restrições previstas também afetará a capacidade das igrejas.

Segundo informa a Arquidiocese de Madri, em 25 de outubro, o Conselho de Ministros anunciou a entrada em vigor de um novo Estado de Emergência na Espanha que dá às comunidades autônomas a possibilidade de estabelecer confinamentos perimetrais em todo o seu território e a limitar a mobilidade noturna entre 23h e 6h

Especificamente na comunidade de Madri, a capacidade nas igrejas fica reduzida a 50% em toda a Comunidade e, nas áreas que têm maior incidência de casos de coronavírus, é reduzida a um terço da capacidade do templo.

Mas cada comunidade autônoma é responsável por decretar a lotação que considere para os templos, dependendo da maior ou menor incidência de casos de Covid-19 em sua região.

Desta forma, segundo as indicações publicadas no Diário Oficial do Estado, afirma-se que “a permanência de pessoas em locais de culto é limitada pela fixação, por parte da autoridade competente delegada correspondente, de capacidade para reuniões, celebrações e encontros religiosos, tendo em conta o risco de transmissão que pode decorrer dos encontros coletivos” e que tal limitação não poderá afetar em nenhum caso o exercício privado e individual da liberdade religiosa.

A Arquidiocese de Madri também recordou que em todos os lugares o uso de máscaras é obrigatório, as pias de água benta permanecem vazias e é oferecido gel desinfetante.

Além disso, o gesto de paz opcional foi substituído por um sem contato; recomenda-se que a seja recebida na mão; os coros devem ser evitados, reduzindo a música a um único cantor; os folhetos da paróquia ou qualquer outro objeto não devem ser distribuídos; e a cesta de coleta não será passada durante o ofertório, mas na saída da Missa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: