O Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, lembrou que "a escola católica coloca no centro a exigência fundamental de todo educador cristão: transmitir a verdade não só com as palavras, mas também testemunhá-la explicitamente com a própria existência".

Em seu artigo titulado "A Escola Católica, âmbito de educação integral", que aparece no boletim arquidiocesano de Toledo "Pai Nosso" desta semana, o Cardeal destacou que "assegurando um ensino escolar de qualidade, a escola católica propõe uma visão cristã do homem e do mundo que oferece às crianças e jovens a possibilidade de um diálogo fecundo entre a fé e a razão, o encontrar-se com a verdade, apoiar-se nela, ser guiados em tudo por ela".

No mencionado artigo que faz parte de uma série de reflexões sobre a educação na Espanha, o Cardeal sublinha que "Verdade, bem e beleza são bens, conteúdos e fins fundamentais da escola católica. Uma escola ao serviço da verdade que nos precede e faz livres e se realiza no amor, oferecendo toda a luz e tudo que comporta Jesus Cristo que é a verdade em pessoa, não algo abstrato e irreal".

Ante o panorama atual, explica o Cardeal a escola católica deve "propor um verdadeiro e próprio projeto educativo que permita às crianças e jovens não só adquirir uma maturidade humana, moral e espiritual, mas também empenhar-se também na transformação da sociedade, preocupando-se de colaborar na vinda e estabelecimento do Reino de Deus entre nós".

Seguidamente ressalta que "no centro de tudo" tem que ficar "a pessoa humana, a dignidade de todo ser humano, o estabelecimento dos direitos humanos fundamentais que não os criam os poderes humanos, nem surgem do consenso entre os homens, nem das maiorias parlamentárias, senão que precede a tudo isso e que estão inscritos no mesmo ser do homem".

O Arcebispo de Toledo sublinhou que "acima de tudo, temos que procurar que nossa presença seja eminentemente evangelizadora. Evangelizar é humanizar, é educar; evangelizar é levar a cabo a obra de renovação da humanidade com homens e mulheres novos com a verdade e novidade do Evangelho; evangelizar é ajudar a aprender a arte de viver, de ser homem, conforme com quem é a verdade do homem: Jesus Cristo. Por isso a escola católica evangeliza educando e educa evangelizando".

"Levar aos alunos ao encontro com a pessoa de Jesus Cristo é o melhor que podemos oferecer no campo da educação, com a mediação escolar; e é, por isso, uma grande contribuição ao serviço do que é a escola", conclui.