A Conferencia Episcopal Colombiana terminou hoje sua Assembléia Plenária com uma mensagem onde destaca que a crise moral e social do país evidencia uma separação entre a fé e a vida dos fiéis.

O texto, assinado pelo Cardeal Pedro Rubiano, Arcebispo de Bogotá, reconhece que “há pegadas de santidade em nossa historia pátria e que um grande número de colombianos é fiel ao Senhor” mas também “existe em muitos uma separação entre fé e vida, entre eles o que se diz crer e o que se faz na pratica”.

“Há tantos que se dizem cristãos e não estão interessados no seguimento de Jesus, o Senhor! As desordens que vive o país por causa da mentira, da injustiça, da falta de solidariedade e da violência assim o refletem”, indica.

Segundo o comunicado, “esta é a razão de nosso trabalho nestes dias: quando olhamos os inícios da vida da Igreja compreendemos que o normal seria que o anúncio de Jesus Cristo e a celebração dos sacramentos do Batismo, a Confirmação e a Eucaristia, segue sempre uma existência cristã na coerência com a vida que o próprio Deus nos comunica”.

A autentica identidade do cristão, explica o documento, “está em Cristo mesmo, de quem recebe seu nome. O Cristão é alguém que encontrou pessoalmente com Jesus Cristo ressuscitado e como Pedro, os apóstolos e os primeiros cristãos, compreende que é testemunha do próprio Senhor e Salvador”.

“Chegou a ser seu discípulo e seu apostolo. O cristão aprendeu do próprio Cristo o amor do Pai Misericordioso e, portanto, experimenta sua relação com Deus como uma filiação que supera toda expectativa e culmina todo anseio. O cristão autêntico compreende que é membro ativo da Igreja, a grande família dos filhos de Deus”, acrescenta.

Neste sentido, recorda que a “evangelização é o convite a uma conversão simples e espontânea, permanente e cheia de esperança, graças ao poder do Espírito Santo, que anima e dirige a ação da Igreja”.

E “para que a evangelização alcance realmente a cada pessoa, a Igreja, grande família dos filhos de Deus, acompanha, com a força do Espírito Santo, a cada ser humano desde o principio de sua existência para que, a partir da graça do Batismo, seja levado à maturidade de sua existência em Cristo pela Confirmação e alimentado com a Vida do Senhor que se entrega a cada um na Eucaristia”.

Os bispos reconhecem como “nossa preocupação, muito importante, a preparação de evangelizadores e catequistas que assegurem processos de renovação das pessoas e as leve a compromissos na linha de formação de pequenas comunidades cristãs”.

Por este motivo, se comprometem a oferecer uma “atenção muito especial a nossa ação catequista e pastoral com os adultos, para que tenham os meios chegar a gostar da graça que Jesus lhes deu por seu Espírito e consigam um nova e total conversão ao Senhor e um compromisso de reconciliação, perdão e paz para o país”.